Campinas sobe duas posições e é a 7ª cidade mais competitiva do País
Campinas subiu duas posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade agora é a sétima mais competitiva do Brasil. Na região Sudeste, a cidade também ganhou duas posições e está na quarta colocação. Qualidade da Educação, inovação e dinamismo econômico, funcionamento da máquina pública e sustentabilidade fiscal são os itens que mais contribuíram para a melhora de Campinas no ranking, em comparação com 2021.
O CLP analisou dados de 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. O ranking completo está disponível no https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SP/campinas/geral/ranking-geral .
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que a implantação do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) e o trabalho em busca de desburocratização da máquina pública municipal foram fundamentais para esta melhora da cidade no ranking. “Este resultado mostra a evolução que nosso trabalho já proporcionou. E isso nos motiva ainda mais a seguir em frente. Vamos continuar trabalhando e buscando melhorar a vida das pessoas que vivem em Campinas”, afirmou Saadi.
O maior crescimento da cidade no ranking foi na área fiscal. Campinas subiu 65 posições no quesito funcionamento da máquina pública, e 48 na sustentabilidade fiscal.
“Este crescimento demonstra que estamos no caminho certo. Temos feito o dever de casa mantendo o equilíbrio entre despesas e receitas, sem prejuízo nos serviços prestados à população”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, destacou as potencialidades de Campinas para a atração de novos negócios. “Ficar em sétimo entre as cidades mais competitivas do País é a coroação do trabalho que temos feito. Campinas tem muitos atrativos e isso tem se destacado com as ações do Paes e com todo o trabalho que temos feito para que o município se destaque cada vez mais, tornando a cidade um ambiente cada vez mais propício para negócios”, disse.
Na região Sudeste, Campinas ocupa a 4ª posição no ranking, ficando atrás de Barueri, São Caetano do Sul e São Paulo.
Ranking
A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 415 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes. O levantamento é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares técnicos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.
O objetivo do estudo é incentivar a competição positiva entre os municípios; permitir a obtenção do amplo mapeamento dos fatores de competitividade e fragilidade de cada cidade; valorizar os casos de sucesso; ser uma ferramenta para os cidadãos avaliarem e cobrarem seus gestores; possibilitar a comparação simples, direta e concisa ente localidades; construir e disponibilizar uma ferramenta prática para a formulação de políticas públicas; ser uma ferramenta de fomento e apoio à qualificação do ambiente de negócios dos municípios.
Os pilares do ranking são: Inovação e Dinamismo Econômico, Educação, Saúde, Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Telecomunicação, Saneamento, Capital Humano, Segurança, Inserção Econômica e Meio Ambiente.