Campinas sobe 3 posições no ranking Connected Smart Cities e é 5ª do País
Campinas conquistou o 5º lugar no prêmio Connected Smart Cities 2022, ranking de cidades inteligentes e conectadas do Brasil, entregue nesta terça-feira, 4 de outubro, durante evento em São Paulo. A cidade também apresentou ótimos índices em três eixos temáticos avaliados: 3º em Economia; 4º Tecnologia e Inovação e em Educação. Em sua oitava edição, o mais importante levantamento na área avaliou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes.
No ranking nacional Connected Smart Cities 2022, à frente de Campinas aparecem as capitais Curitiba (1º lugar), Florianópolis (2º) e São Paulo (3º), e São Caetano do Sul, em 4º lugar. A classificação coloca Campinas como a primeira cidade entre aquelas com população acima de meio milhão de habitantes e que não é capital no top 5.
A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, representou a Administração na cerimônia de premiação realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital. “A nova posição no ranking é em grande parte resultado do trabalho de quase dois primeiros anos da atual Administração com a integração entre as secretarias, por meio do Grupo de Trabalho de Desburocratização. Como exemplo de ação neste contexto, está a digitalização de mais de 300 serviços públicos com a implantação do Campinas na Palma da Mão, reduzindo o tempo de resposta para o munícipe”, avaliou.
A 3º colocação alcançada na avaliação do eixo Economia está diretamente ligada às iniciativas do Programa de ativação Social e Econômica (Paes), lançado durante a pandemia, e que permitiu a retomada econômica para muitos empreendedores. Campinas também foi a primeira cidade a se adequar ao Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador (Lei Federal 182/ 2021, de 1º de junho de 2021), outro ponto fundamental para o resultado positivo.
“Entre os recentes avanços que colocam Campinas como uma cidade conectada, podemos citar a plataforma Aprova Fácil, que permite a aprovação imediata de empreendimentos imobiliários, e o convênio com Governo Federal da Central de Atendimento e Despacho. Campinas é umas das pioneiras no Brasil a aderir ao sistema, permitindo a integração de secretarias e autarquias, otimizando a gestão de recursos e diminuindo a espera do cidadão pelo atendimento, além de melhorar o planejamento operacional”, explicou Baracat.
Ranking nacional
O ranking Connected Smart Cities foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades, a partir de informações apresentadas por setor e classifica as cidades por porte: com mais de 500 mil habitantes; de 100 e 500 mil habitantes; com até 100 mil habitantes. É considerado como um dos pontos de partida para compreender os níveis de desenvolvimento de um município.
São avaliados indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia. A plataforma é um projeto que envolve empresas, entidades e governos.
A plataforma CSC foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.