Campinas reabre castração gratuita e faz campanha para adoção de animais
A Prefeitura de Campinas abriu nesta terça-feira, dia 12 de abril, o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos nos bairros localizados na região Sul de Campinas (região do Campo Belo). O cadastramento pode ser feito até quinta-feira, dia 14, das 9h às 16h, na Rua Tenente Polícia Militar Carlos Mendes, n° 10, Jardim Marisa.
A castração será realizada no Castramóvel, nos dias 18, 19 e 20, e também nos dias 25, 26 e 27 de abril. O serviço é uma realização do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), órgão da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Novas ações como esta ocorrerão em outras regiões da cidade durante o ano.
Para realizar o agendamento, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar um comprovante de endereço em nome do solicitante e documentos pessoais.
Esta edição do programa esterilizará 1.500 animais de tutores residentes nos bairros Cidade Singer I, Cidade Singer II, Descampado, Fernanda I, Fernanda II, Jardim Campo Belo I, Jardim Campo Belo II, Jardim Campo Belo III, Jardim Campituba, Jardim Campo Belo I, Jardim Campo Belo II, Jardim Campo Belo III, Jardim Campituba, Jardim Cidade Universitária, Jardim Columbia, Jardim Dom Gilberto, Jardim Ipanema, Jardim Itaguaçu I, Jardim Itaguaçu II, Jardim Marisa, Jardim Puccamp, Jardim São Domingos, Jardim São Jorge, Jardim Santa Maria I, Jardim Santa Maria II, Reforma Agrária, Vila Palmeiras, Vila Nilza, Jardim São João.
De acordo com o diretor do DPBEA, Vagner Bellini, a castração é uma decisão muito importante para a saúde dos cães e dos gatos, garantindo melhor qualidade de vida e longevidade. “Além disso, a castração evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes”, explica.
“Adotar é Animal”
Cuidar de um animal requer responsabilidade. A Prefeitura também iniciou hoje a campanha “Adotar é Animal” para incentivar a adoção de cães e gatos. A iniciativa considera o aumento significativo no número de animais abandonados durante a pandemia e a redução drástica no número de adoções, de acordo com informações divulgadas pelo DPBEA.
O prefeito Dário Saadi sancionou em março a lei que instituiu o “Abril Laranja – Juntos Contra a Crueldade Animal” – no calendário da cidade. A designação de um mês durante o qual o tema será destacado tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao abandono, maus-tratos e crueldade contra animais. “Adotar é Animal” faz parte do Abril Laranja.
“É muito importante que não se adote um animal por impulso, é importante uma decisão familiar, e também entender que quando se adota um animal, se assume uma responsabilidade por uma vida”, lembra o veterinário do DPBEA, Paulo Anselmo.
Para adotar um cão ou um gato, o interessado deve entrar no site Portal Animal – https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/ – e clicar na imagem do cão ou gato que deseja adotar. Após escolher o novo amigo, é preciso clicar em ‘Quero Adotar’, no ícone que está localizado no espaço inferior de cada página. O próximo passo é preencher um pequeno formulário e aguardar o contato da equipe do DPBEA, que é feito no mesmo dia. Animais já saem vacinados, castrados, vermifugados e microchipados.
Abandono
Abandono e/ou maus tratos a animais configura crime e, portanto, deve ser denunciado e punido. A lei municipal nº 15.449/17 estabelece normas envolvendo a proteção, defesa e bem-estar animal no município de Campinas.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº. 9.605/1998), da legislação federal, penaliza com detenção de três meses a um ano quem pratica maus tratos contra animais. A denúncia pode ser feita pelo sistema 156 da Prefeitura de Campinas.