Campinas promove passeio ciclístico com foco em turismo e educação no trânsito
A Prefeitura de Campinas realiza no dia 1º de junho o Tour Campinas Bike – passeio ciclístico, atividade que une lazer, mobilidade sustentável e valorização do patrimônio histórico e turístico da cidade. O evento é gratuito e aberto a toda a família. As inscrições foram abertas hoje, 21 de maio, e devem ser feitas online pelo site do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas (https://campinas.sp.gov.br/turismo).
O Tour Campinas Bike integra a programação do Maio Amarelo, movimento de conscientização para a redução de acidentes no trânsito e que valoriza as práticas positivas de mobilidade. O Tour Campinas Bike é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes, Emdec, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O passeio terá largada da Estação Cultura e contará com duas rotas. Uma de 7 quilômetros, ideal para famílias e iniciantes. Outra de 23 quilômetros, para ciclistas que desejam um trajeto mais longo. Todos largam juntos, com apoio técnico ao longo do percurso, incluindo mecânicos e carro de resgate para bicicletas com problemas. Os agentes da mobilidade urbana da Emdec darão apoio durante o trajeto.
A concentração será na Estação Cultura, às 8h, com saída prevista para 8h30. O local foi escolhido por oferecer estrutura de apoio, como banheiros e estacionamento.
“O passeio ciclístico vai encerrar a programação do Maio Amarelo, com um convite à mobilidade ativa, em grupo, reforçando a humanidade que existe na mobilidade urbana. É uma forma de traduzir o tema deste ano – ‘Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana’”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Turismo e mobilidade
Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o cicloturismo, uma forma de turismo sustentável que promove a ocupação consciente da cidade por meio da bicicleta. Essa prática valoriza o deslocamento como experiência cultural, permitindo que os ciclistas conheçam, com mais atenção e proximidade, pontos históricos, culturais e naturais das cidades por onde passam.
O passeio será conduzido por um guia de turismo credenciado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, que trará curiosidades e histórias sobre as 7 Maravilhas da cidade — Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Jóquei Clube, Mercado Municipal, Escola Preparatória de Cadetes do Exército e Torre do Castelo — além de destacar outros locais de interesse turístico ao longo do caminho.
“Além de incentivar hábitos saudáveis e o uso consciente da bicicleta como meio de transporte, o Tour Campinas Bike valoriza nosso patrimônio cultural e estimula o pertencimento à cidade. É uma forma de redescobrir Campinas sob uma nova perspectiva: com mais cuidado, mais tempo e mais conexão com os espaços públicos”, afirma o diretor do Departamento de Turismo de Campinas, Eros Vizel.
Orientações
Para participar, basta a pessoa levar a própria bicicleta e utilizar capacete e itens de segurança obrigatórios. Também é recomendável o uso de roupa leve e tênis confortável.
Os participantes também precisam de cuidado com a exposição solar. Mesmo durante passeios de bicicleta pela manhã, a proteção contra os raios solares é indispensável. Embora o sol pareça mais fraco nesse período, os raios UVA — que causam envelhecimento precoce, manchas e aumentam o risco de câncer de pele — estão presentes o dia todo. Por isso, é recomendado o uso de protetor solar com fator adequado e resistência ao suor. Além do protetor, é importante usar bonés ou viseiras que protejam o rosto e o couro cabeludo. Esses cuidados simples ajudam a manter a pele saudável, mesmo nos treinos ou passeios mais leves, e reforçam a importância de unir atividade física com responsabilidade com a saúde.
SERVIÇO
Passeio TOUR CAMPINAS BIKE
Inscrições gratuitas: a partir de 21 de maio/2025
Informações e inscrições: https://campinas.sp.gov.br/turismo
Data do passeio: 1º de junho/2025 (concentração 8h na Estação Cultura e largada 8h30)
Endereço da estação Cultura: Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas
O participante tem que ir com bicicleta própria
Distâncias: os trajetos contam com distâncias de 7 e 23 quilômetros – as pessoas escolhem