Campinas mantém posição de destaque no Ranking de Sustentabilidade dos Municípios

Campinas está à frente de todas as capitais brasileiras, com exceção de São Paulo, no Ranking de Sustentabilidade dos Municípios brasileiros. Já entre as cidades com mais de um milhão de habitantes, com 58 pontos, Campinas figura como a terceira melhor colocada. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 7 de agosto, pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

Na posição geral, Campinas ficou em 11º lugar entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC); em 3º entre as cidades com mais de um milhão de habitantes, e em 202º entre os 5.570 municípios brasileiros.

O secretário do  Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, considera que Campinas é um dos maiores desafios em termos de meio ambiente e sustentabilidade por ser uma cidade de grande dinamismo econômico, líder de uma região metropolitana de mais de 3,2 milhões de pessoas. 

“Conciliar os aspectos sociais, econômicos e ambientais  é uma tarefa hercúlea. Seguimos neste caminho, mantendo nossas posições de liderança para que possamos aperfeiçoar e avançar nos indicadores de políticas públicas e, dessa forma, continuar fazendo bonito no cenário nacional quando o assunto é meio ambiente, recuperação ambiental e sustentabilidade”, avalia Menezes.

Boas práticas

Prêmio

Em junho deste ano, Campinas foi agraciada pela quarta edição do  “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030”, em três iniciativas. 

Na área social, foi reconhecida pelo Projeto Piloto Horta Comunitária: Cultivando no Florence – Programa Campinas Solidária e Sustentável. No campo ambiental, a premiação ocorreu por conta da implantação da Estação Produtora de Água de Reúso, da Sanasa. Pela vertente econômica, Campinas destacou-se pelo projeto Usina Verde – Implantação e Operação de Usina de Compostagem de Resíduos Orgânicos.

A premiação teve como objetivo reconhecer as Boas Práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com políticas públicas que apresentam resultados concretos e mensuráveis. As Boas Práticas foram classificadas de acordo com as categorias Ambiental, Social, Econômico e Governança, vinculadas a ODS específicos. 

IDSC

O (IDSC – BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), com apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

A classificação de todos os munícipios brasileiros e mais informações sobre o IDSC podem sem acessados em https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com