Campinas lança Elos e novo modelo de reinserção e readaptação do servidor
Como parte da programação do Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Campinas lançou nesta quinta-feira, 28 de outubro, dois importantes programas para o funcionalismo municipal: o “Elos”, que vai trabalhar a prevenção e a atenção aos servidores usuários de álcool e outras drogas; e o Novo Modelo de Reinserção e Readaptação dos servidores.
Os dois programas, segundo a secretária municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, fazem parte do conceito de nova cultura organizacional e adoção da linha de cuidados com o servidor.
“São reivindicações antigas dos servidores e do Sindicato. Eles vão melhorar a qualidade de vida, a autoestima e o desenvolvimento dos servidores, além de gerar economia e melhorar a gestão de equipes”, explicou a secretária.
A implantação do “Elos” e a apresentação do Novo Modelo de Reinserção e Readaptação funcional está sendo possível por conta da ampliação das equipes do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS).
“Elos”
O Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido) será um programa voltado exclusivamente para os servidores. O ingresso ao programa será por procura espontânea, indicação da chefia ou busca ativa e o trabalho será desenvolvido por uma equipe multiprofissional, que acompanhará o servidor em todas as etapas do atendimento.
“No Elos, vamos trabalhar em três pilares: gestão, servidor e família. É importante, neste processo, fortalecer laços entre a o servidor, a equipe e sua família, para que os resultados sejam alcançados com sucesso”, explicou Eliane Jocelaine.
Outro ponto de destaque é a interação do Elos com políticas públicas de saúde e assistência e direitos humanos, já consolidadas no município.
A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, reforçou a importância da união dessas três áreas no cuidado com o servidor usuário de álcool e outras drogas. “Não dá para implementar políticas públicas para a população sem cuidarmos de quem faz essa política, que é o servidor”, disse.
O secretário de Saúde, Lair Zambon, reafirmou o engajamento da pasta no programa e espera que ele cresça e traga bons resultados. “Estou feliz pela Saúde estar engajada neste programa. Todos só temos a ganhar com o Elos”, falou.
Jadirson Tadeu Cohen Paranatinga, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas, também acredita que o programa terá bons frutos. “Sou parceiro para qualquer questão que eu for convidado”, afirmou .
Entre os resultados esperados estão a recuperação do servidor, a melhoria da autoestima; o fortalecimento de laços entre servidor, equipe e familiares; redução das faltas no trabalho; melhoria no ambiente de trabalho; e redução no número de acidentes.
Reinserção e readaptação
O outro anúncio desta quinta-feira foi o novo modelo de reinserção e readaptação dos servidores. A primeira é quando o servidor apresenta restrições laborais que o tornam parcialmente incapacitado para o trabalho no cargo ocupado. Já no segundo caso, as restrições o tornam totalmente incapacitados para o trabalho no cargo.
“É preciso ter um olhar diferenciado para esses servidores. Recolocá-los no ambiente de trabalho é muito importante tanto para a Prefeitura quanto para o servidor”, disse a secretária Eliane Jocelaine.
Para o servidor, o programa vai trazer mais qualidade de vida, satisfação pessoal e profissional, valorização do servidor, qualificação do trabalho, reintegração à equipe e realocação profissional. A Prefeitura também se beneficia, com a otimização de recursos e economia para os cofres públicos; queda no número de faltas; e aumento de servidores nas equipes.
E o programa de reinserção e readaptação já tem resultados. Só em 2021, 224 servidores voltaram ao trabalho sem restrições.