Campinas imuniza 44% dos idosos com a bivalente contra a covid-19
A Secretaria de Saúde aplicou 86.389 doses da vacina bivalente contra a covid-19 desde o início da campanha, em 27 de fevereiro.
Do total de doses aplicadas, 44%, ou seja, 66.941 doses, foram destinadas aos maiores de 60 anos. A meta é atingir 90% das 146.517 desta faixa etária.
As demais vacinas, 19.448, foram recebidas pelos demais grupos prioritários: imunossuprimidos e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), indígenas, populações ribeirinhas, quilombolas, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.
No caso dos imunossuprimidos, também é necessária a apresentação de um comprovante médico da condição. Os profissionais de saúde devem apresentar documento que comprove a atuação no setor de saúde (vínculo ativo com instituições/empresas de saúde ou a carteira do conselho de classe com data válida).
A vacina está disponível em todos os centros de saúde. Basta apresentar documento com foto, número do CPF e a carteira de vacinação (se tiver). Não há necessidade de agendamento.
O imunizante é aplicado em quem já recebeu pelo menos duas doses das vacinas monovalentes. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.
Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário, pois é importante manter o calendário vacinal contra a covid-19 atualizado com as doses monovalentes, que também estão disponíveis em todos os centros de saúde.
Mais informações no https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19 .