Campinas homologa licitação para a pavimentação da rodovia CAM 127
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Administração, publicou a homologação do processo licitatório para as obras de pavimentação e drenagem em toda a extensão da Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão (CAM 127) que liga o Distrito de Joaquim Egídio à Rodovia Dom Pedro I. O valor do contrato ultrapassa os R$ 8 milhões e será custeado com recursos próprios da Prefeitura.
A publicação do processo ocorreu na edição desta terça-feira, dia 30 de agosto, no Diário Oficial do Município. O próximo passo é a autorização da despesa pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), responsável pela gestão da obra que será executada pela empresa Gimma Engenharia Ltda, vencedora da licitação.
O secretário da Seinfra, Carlos José Barreiro, explica que a estrada receberá piso intertravado em toda sua extensão, aproximadamente três quilômetros. “Como a CAM 127 fica numa área de proteção ambiental, a pavimentação será feita com a instalação de piso intertravado que garante maior capacidade de escoamento”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, essa é a primeira estrada municipal que receberá esse tipo de pavimento considerado sustentável por evitar a impermeabilização do solo e permitir que a água da chuva seja escoada para os lençóis freáticos.
O piso intertravado é um tipo de pavimento formado por blocos de concreto com intertravamento que garante menos impacto ao meio ambiente. Os pequenos espaços entre as peças permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade, dessa forma garante-se uma drenagem mais efetiva evitando enchentes e alagamentos.
A pavimentação da Estrada Isabel Fragoso Ferrão via beneficiar toda a população dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e também os moradores de Campinas que visitam a região.
CAM 127 – Estrada Municipal Isabel Fragoso Ferrão
Investimento: R$ 8.272.288,18
Pavimentação da via: 2,7 quilômetros (21.579,15 metros quadrados)
Rede de drenagem: 1 quilômetro (1.004,68 metros)