Campinas fecha parques e mobiliza equipes devido a previsão de temporais

A Prefeitura de Campinas vai fechar os parques públicos a partir das 13h desta quinta-feira, 7 de novembro, e também mobilizou equipes de diversas áreas para atuar na prevenção e para minimizar riscos em caso de chuvas intensas previstas para o município. A força tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.

A cidade está em Estado de Atenção. De acordo com a Defesa Civil do Estado a região de Campinas pode ter chuvas fortes. A previsão é grandes volumes de chuva; há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.

Segundo o secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella, o fechamento ocorre a partir de 80 milímetros e neste momento Campinas registra acumulado de 101 milímetros (dados do Sidec – Sistema Integrado de Defesa Civil). “Por isso, Vamos fechar os parques a partir das 13h desta quinta-feira e vamos monitorar e reavaliar nesta sexta-feira, 8”, disse o secretário

Defesa Civil

A Defesa Civil, responsável pela coordenação das ações, aciona os órgãos envolvidos nas situações emergenciais. Em caso de emergência, os cidadãos devem ligar no telefone 193 do Corpo de Bombeiros e, se precisar de vistoria em imóveis afetados pelas chuvas, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199
É muito importante que a população adote medidas preventivas e não se arrisque a passar por áreas nas quais há riscos. A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis, porque pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.

O 199 da Defesa Civil de Campinas está disponível 24 horas para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. É fundamental que a Defesa Civil seja chamada para situações como essas para que vá ao local e acione todos os órgãos necessários para atender a ocorrência. No caso de solicitações para podas e extrações de árvores na rotina, o contato é pelo telefone 156.

Serviços Públicos

A Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, dispõe de 15 equipes de poda e extração que estão em atenção para atender possíveis ocorrências. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que se houver uma situação emergencial, as equipes estão prontas para atender imediatamente.

Quando há queda de árvores, a Defesa Civil aciona a equipe do Departamento de Parques e Jardins, que envia as equipes de poda e extração aos locais das ocorrências. Em casos de quedas em vias públicas ou imóveis, a prioridade é desobstruir a passagem para veículos e pedestres. As equipes iniciam o corte por galhos e troncos que estejam bloqueando ruas e calçadas, para liberar os caminhos. Quando envolve a fiação elétrica, a CPFL também é acionada para trabalhar em conjunto.

Secretaria de Habitação/Cohab

Para proteção dos moradores de áreas de risco, a Secretaria de Habitação/Cohab mantém uma equipe técnica de prontidão 24 horas por dia, com coordenador, apoio e engenheiro civil. Essa equipe atua em conjunto com os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC), para minimizar os efeitos adversos e garantir a segurança da população e do meio ambiente em situações de emergência.

A Cohab, por meio da Coordenadoria Planejamento e Ação Social (CPAS), também presta suporte necessário às famílias removidas e oferecendo assistência social dentro de suas atribuições.

 

Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social mantém equipes para atuar em situações de emergência. Ao ser acionada pela Defesa Civil, conforme a situação, a Pasta oferece vagas em abrigos provisórios, entrega kits de higiene doméstica, higiene pessoal, colchões novos e roupas de cama e banho, além de cartões Nutrir.

Emdec

A Emdec mantém um efetivo em prontidão com cerca de 50 agentes da Mobilidade Urbana, que pode ser ampliado, se necessário. Os agentes monitoram 52 pontos sujeitos a alagamentos em toda cidade. Os pontos são bloqueados imediatamente, dependendo do volume de água acumulada em cada um deles. Outros pontos poderão ser ativados, caso necessário.

Além disso, caso o município atinja o índice de mais de 80 milímetros de chuvas acumuladas (estado de atenção), a Emdec adota medidas para organização do trânsito como ativação de faixas reversíveis, bloqueios viários e redução de circulação de condutores em regiões arborizadas, minimizando o risco de acidentes.

As emergências de trânsito podem ser comunicadas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é o (19) 3731-2910, que também é o número de WhatsApp da Emdec.

 

Dicas de Segurança

– Nunca tente atravessar uma enxurrada a pé ou com veículos. A força da água pode ser perigosa;

– Em caso de ventos fortes, Evite ficar perto de árvores, postes ou fios de eletricidade durante ventos fortes;

– Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada em caso de raios e tempestades.

– Estar sempre atento às informações que são emitidas pela Defesa Civil. Os alertas quando são emitidos têm uma representação muito preocupante;

– Estar atento às placas e sinalização que indicam áreas de possível alagamento; evitar essas áreas em dias de chuva.

Serviço
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 188 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com