Saúde

Campinas faz 8º mutirão contra dengue nesta sexta e lista bairros com alto risco de transmissão

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta sexta-feira, 9 de maio, o 8º mutirão municipal de 2025 para prevenção e combate à dengue. A mobilização ocorre das 8h às 17h para visitar imóveis nas regiões do Satélite Íris 1 e Jardim São Judas Tadeu.

Além disso, a Pasta publicou o 18º Alerta Arboviroses. Ele mostra bairros com alto risco de transmissão da doença e que por isso terão ações intensificadas ao longo da semana.

Como será o 8º Mutirão de 2025?

Os agentes percorrem residências e comércios para ações direcionadas ao controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e orientações de cuidados.

Participam pelo menos 150 pessoas entre agentes da saúde, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas, além de integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. A equipe será dividida em 14 grupos e usará um drone.

Dois grupos iniciam as atividades a partir de um ponto de encontro no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) do Satélite Íris. Ele fica na Avenida Professor Mário Scolari, 91. Já outros 12 irão diretamente para outros pontos dos bairros.

Os trabalhadores da Impacto usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça cinza, e têm crachá. Já os agentes de saúde usam identificação da Prefeitura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 156.

A mobilização conta também com apoios das secretarias de Habitação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Trabalho e Renda, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

O balanço da atividade deve ser divulgado na segunda, 12.

A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Bairros com alto risco de transmissão

A 18ª edição do Alerta Arboviroses mostra 21 bairros com alto risco de transmissão da dengue. A lista considera análise epidemiológica sobre as últimas três semanas.

  • Leste: Nova Campinas, Jardim das Paineiras, Jardim Bom Retiro, Jardim Lumen Christi e Jardim São Carlos;
  • Noroeste: Jardim Florence 1 e 2, Cidade Satélite Íris 1 e Jardim São Judas Tadeu;
  • Norte: Jardim Eulina e Jardim São Marcos;
  • Sudoeste: Residencial São José, Jardim Vista Alegre, Parque Universitário de Viracopos e Parque Dom Pedro 2;
  • Sul: Vila Campos Sales, Parque da Figueira e Jardim Nova Europa;
  • Suleste: Swift, Vila Marieta e Vila Paraíso.

É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e adotar medidas para combater o Aedes. As orientações valem ainda para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que saíram desta edição.

O que já foi feito em 2025?

  • Controle de criadouros: 409.252 visitas a imóveis (até 24/4).
  • Nebulização: visitas a 91.229 imóveis (até 24/4).
  • Sete mutirões (até 30/4)
  • 17,5 mil toneladas de resíduos retirados em ações (até 27/4).
  • 91 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 5/4).
  • 250 servidores brigadistas.
  • 300 servidores capacitados.
  • Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 65.807, sendo 20.570 reencaminhados aos serviços de saúde (desde fevereiro de 2024 até 23 de abril de 2025)
  • 53 capacitações para profissionais de saúde.
  • Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos.

Assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Desenvolvimento e Assistência Social. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com