Campinas defende fortalecimento dos municípios no Conselho Nacional do Meio Ambiente
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, participa até o final da tarde desta quarta-feira, 16 de agosto, da 139º reunião ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF). A sessão foi aberta pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Um dos primeiros a fazer pronunciamento na plenária, Menezes defendeu o fortalecimento da gestão ambiental local dentro da estrutura do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Sugeriu também a criação de uma Câmara Técnica específica sobre Políticas Públicas de Proteção e Bem-Estar Animal.
Segundo Menezes, os municípios querem apoio orçamentário dos órgãos superiores para que possam implementar ações e fortalecer a gestão ambiental local.
“Chegou a hora de viabilizar, do ponto de vista orçamentário, os órgãos municipais de meio ambiente. O Sistema Nacional de Meio Ambiente é baseado no tripé composto por órgãos federais, estaduais e municipais; e os municípios carecem de recursos e apoio sob pena de o tão propalado desenvolvimento sustentável, a partir das cidades, se tornar apenas um discurso sem efetividade de ações”, disse o secretário do Verde.
Dentro do Conama, Menezes é o representante titular dos governos municipais da região Sudeste, sendo que cada uma das cinco regiões do País está representada no colegiado.