Campinas apresenta Guarda Amigo da Mulher durante evento nacional em Brasília
O programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA), da Guarda Municipal de Campinas, que acompanha vítimas de violência doméstica com medida protetiva, foi apresentado nacionalmente em Brasília na manhã desta quarta-feira, dia 22 de março, pela comandante da GM, Maria de Lourdes Soares, durante o seminário “Encontro Nacional: Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”.
O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi realizado na capital federal entre ontem e hoje e transmitido ao vivo também pelo YouTube.
Em forma de palestra, o GAMA foi apresentado pela comandante Lourdes no Painel “Práticas Inovadoras no Enfrentamento de Violência Contra Meninas e Mulheres”. Esta temática teve como objetivo mostrar experiências bem sucedidas desenvolvidas por corporações de segurança pública de todo o Brasil no combate à violência doméstica. O programa da Guarda Municipal de Campinas foi uma das três iniciativas apresentadas neste painel. Outras duas foram da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil do Mato Grosso.
A apresentação do GAMA neste seminário foi um convite do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “É um prazer estar apresentando o Guarda Amigo da Mulher para um auditório de gestoras, em postos de chefia e liderança. É um tema muito importante e urgente para debatermos, porque os números de violência contra a mulher ainda são preocupantes”, disse a comandante.
No ano passado, o GAMA foi premiado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com o Selo Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres, reconhecendo iniciativas que se destacaram durante a pandemia de covid-19. A GMC foi a única corporação Guarda Municipal do Brasil a receber o Selo. Guarda Amigo da Mulher O GAMA foi criado pelo decreto 19.049, em 8 de março de 2016. Tem como objetivo acompanhar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário às mulheres vítimas de violência doméstica. O programa conta também com a Sala Lilás, onde as vítimas podem procurar apoio e obter orientação de como sair do ciclo de agressões. Atualmente, 153 mulheres estão inseridas no GAMA. A equipe faz visitas periódicas na casa das vítimas e rondas nas imediações para garantir que o agressor permaneça distante. Uma vez que passam a fazer parte do programa, elas ficam acompanhadas pela Guarda Municipal enquanto a medida protetiva judicial estiver em vigor. Mulheres que são vítimas de violência doméstica e que possuem medida protetiva podem solicitar este apoio da Guarda Municipal. Para aderir, basta ligar para o 153 ou procurar pessoalmente a Sala Lilás, na Base do Centro da Guarda Municipal (Avenida Moraes Salles, próxima ao Terminal Central).