Campinas amplia unidades de Parcão-Espaço pet em diversas regiões da cidade
As unidades de Parcão-Espaço pet, os espaços de lazer e exercícios para os cachorros, continuam a se expandir pela cidade. Para o primeiro trimestre de 2025 estão previstos mais três Parcões, que vão se somar aos 19 existentes na cidade e chegarão a 22 unidades.
Somente em 2024 foram construídas 17 unidades de Parcão em várias regiões da cidade. Além destes, havia dois instalados na cidade. Essas áreas são planejadas especialmente para que os cães possam brincar, praticar exercícios e fazer amizades. Os Parcões são instalados pela Secretaria de Serviços Públicos, exceto o do Parque das Águas, de gestão da Sanasa.
Todos os Parcões possuem um padrão de estrutura, com variação apenas no tamanho da área. Contam com área gramada e cercada por alambrado, brinquedos e obstáculos, bebedouro para os cães e iluminação, onde os pets têm liberdade de brincar em segurança, de dia ou à noite e podem interagir com outros cães, pular e saltar nos vários brinquedos e nos obstáculos. Os tutores podem ficar junto aos animais nos espaços. O investimento para instalar um Parcão completo fica entre R$ 120 mil e 150 mil.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, os Espaços pet são planejados especialmente para diversão e socialização de cachorros. “É um espaço em que os cachorros brincam e se exercitam com segurança e muitos atrativos”, diz o secretário.
Energia para brincar e autonomia para explorar o ambiente
A designer Lívia Nishibe leva com frequência a pinscher Catia, de 4 anos, para curtir as manhãs no Parcão: “Quando este Parcão foi construído, achei muito bom. Me sinto confortável em deixar a Cátia dentro do parcão, porque é uma maneira dela explorar o espaço com mais autonomia, sem estar presa a mim.”
Marvin, um cãozinho sem raça definida, de 2 anos de idade, mora em apartamento e adora sair com o tutor, o psicólogo Matheus Meira, para brincar no Parcão. “Eu costumo passear com o Marvin no Parcão em torno de duas vezes por semana. Moramos em apartamento e aqui é onde ele consegue gastar energia, interagir com outros cachorros e com a natureza. Vir ao Parcão é um evento pra ele”, conta Matheus.
A advogada Yoshie Kuninari leva a poodle Julie, de 5 anos, para brincar no Parcão do Largo do São Benedito, no Centro, e conta que ela adora o passeio. “Moro a cerca de duas quadras daqui. Inclusive, há algum tempo, pedi para ter um Parcão aqui. Costumo passear todos os dias na parte da manhã e depois do trabalho. Este espaço facilitou muito para passear com os cachorrinhos, para todos que passam por aqui. Muitos moram em apartamento, então não tem um lugar como este para o cachorro brincar. O parcão é a extensão do quintal da casa das pessoas. A Julie adora vir e ficar correndo”, conta Yoshie.
Histórico dos Parcões de Campinas
O primeiro Parcão de Campinas foi instalado na Lagoa do Taquaral, em outubro de 2020, na área próxima ao antigo kartódromo. O segundo foi no Jardim Nova Europa, entregue em abril de 2023.
Em 2024, foram inaugurados 17 parcões no Jardim São Gabriel, em 4 de fevereiro; no Parque Industrial, em 21 de março; no Jardim Proença, em 23 de março; três unidades na Vila Padre Anchieta, entregues nos dias 30 de março; e 6 e 14 de abril; no Parque Jambeiro e no Parque da Figueira, ambos em 21 de abril; na Vila União, 11 de maio; na Vila Joaquim Inácio, dia 18 de maio; no DIC 4, distrito do Ouro Verde, dia 9 de junho; no Botafogo, dia 28 de junho; no Parque das Águas, dia 29 de junho e na Chácara da Barra, dia 1º de julho; no Largo do São Benedito, no Centro, em setembro de 2024; da Vila Aurocan, em 26 de outubro de 2024; Vila Padre Manoel da Nóbrega, novembro de 2024.
Confira os locais para levar a cachorrada para brincar:
1 – Lagoa do Taquaral- Na área interna do parque. Avenida Heitor Penteado, s/n, portão 6 da Lagoa do Taquaral, Taquaral.
2 – Jardim Nova Europa – Praça Pastor João Batista Martins de Sá, na Rua Santos com a avenida Santa Bárbara do Rio Pardo, Jardim Nova Europa.
3 – Jardim São Gabriel – Rua Abolição, 3607, Jardim São Gabriel.
4 – Parque Industrial – Avenida Padre Joseph Bouchard, s/n, Parque Industrial.
5 – Jardim Proença – Rua Lino Guedes com Avenida Princesa D´Oeste, Jardim Proença.
6 – Padre Anchieta 1 – Rua São João Bosco com a Rua Papa São Gregório, em frente ao 5, Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.
7 – Padre Anchieta 2 – Rua Papa São Nicolau I, Conjunto Residencial Padre Anchieta; distrito de Nova Aparecida.
8 – Padre Anchieta 3 – Ruas São João Bosco e Nossa Senhora das Dores, na Praça Joaquim Assis Machado, Conjunto Residencial Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.
9 – Parque Jambeiro – R Dr. Antônio Francisco Albuquerque Cavalcanti, Parque Jambeiro.
10 – Parque da Figueira – Rua Arnaldo Irineu Checchia e av. Joaquim Payolla, Parque da Figueira.
11 – Vila União – Rua Alexandre Magna com rua Paulo Vianna de Souza, Praça Luiz José Costa, Vila União.
12 – Vila Joaquim Inácio – Rua João de Paula Castro com avenida Jorge Tibiriçá, Vila Joaquim Inácio.
13 – DIC 4 – Rua Anália Franco, DIC 4, distrito do Ouro Verde.
14 – Botafogo – Rua Delfino Cintra, na Praça Napoleão Laureano, Botafogo.
15 – Parque das Águas – Na área interna do parque. Avenida Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro.
16 – Chácara da Barra – Rua Sargento Mauro dos Santos, s/n, Chácara da Barra.
17 – Largo do São Benedito – Rua Irmã Serafina com rua Duque de Caxias, s/n, Centro.
18 – Vila Aurocan – Rua José Margarido da Costa, 28, Vila Aurocan
19 – Vila Padre Manoel da Nóbrega – Rua Castelnuovo, s/n, Praça Maria Mãe do Povo, Vila Padre Manoel da Nóbrega
Próximos Parcões
20 – Jardim Icaraí – Avenida José Cristóvão Gonçalves, s/n, Jardim Icaraí. (em fase final)
21 – Parque Linear do Capivari/Lagoa do Mingone (Parque Linear José Mingone) – Avenida das Amoreiras, sn, Jardim Capivari (em fase final)
22 – Vila Georgina – Rua Synira de Arruda Valente com rua Custódio Teixeira, Vila Georgina