BRT 100% operacional: sistema alcança mais de 73 mil passageiros
O BRT campineiro alcançou 100% da operação das estações e terminais, com sete linhas BRT em circulação e mais de 73 mil passageiros (passagens pela catraca) em dias úteis. A estimativa é da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e foi realizada a partir de dados de bilhetagem de estações e da demanda das alimentadoras.
A projeção realizada pela Emdec aponta que o sistema BRT Campo Grande, que inclui as quatro linhas BRT (20, 21, 25 e 26) e as alimentadoras, transporta mais de 40 mil passageiros em dias úteis. Já no sistema BRT Ouro Verde, são transportados mais de 33,5 mil passageiros em dias úteis, considerando as três linhas BRT (10, 11 e 12) e as alimentadoras.
“É gratificante ver o sistema BRT operando integralmente. Nos últimos três anos, encaramos o desafio de realizar a operação gradual das linhas antes mesmo de finalizar a licitação. E já estamos estudando a expansão do atendimento, com a criação de novas linhas, em especial no Ouro Verde”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Agilidade e estrutura
O pizzaiolo Douglas Washington Silva Alves, de 22 anos, migrou da linha 131 (Terminal Vida Nova) para a BRT11 desde que ela começou a operar, em 2024. Ele parte do Terminal Vida Nova e vai até o Terminal Mercado para trabalhar. “Sempre prefiro o BRT em relação às outras linhas. É mais rápido, tem menos paradas”. Ele vivenciou a transição do atendimento do terminal convencional para o novo terminal BRT. “Achei melhor, mais confortável o atendimento nessa estação, até por ser apenas usuários do BRT utilizando o espaço”, completou.
Gabriel Domingos dos Santos, 18 anos, utiliza a linha BRT11 há pelo menos dois meses, entre os terminais Vida Nova e Central. Antes morador do Campo Grande, já utilizava a linha BRT20. “Acho que melhorou bastante, comparando com as linhas convencionais. Principalmente a estrutura das estações e a rapidez, por circular no corredor exclusivo e não ficar parando em muitos pontos”, disse.
A estrutura e a ampliação do atendimento no novo Terminal BRT Ouro Verde foram elogiadas pelo auxiliar de limpeza José Ricardo Silva, 41 anos. “Ficou bem melhor, agora temos duas opções de ônibus BRT para acessar o Centro. O espaço aqui também é diferenciado. Agora, a expectativa é por mais ônibus e mais oferta”.
Entrega total dos corredores
Última estrutura do BRT a ser entregue, o Terminal BRT Ouro Verde entrou em funcionamento no final de abril e selou a total operação dos três corredores. Com 126 mil metros quadrados, o espaço conta com escadas rolantes, passarelas e elevador.
Sandra Regina Gonzaga, de 58 anos, mora no Jardim São Pedro de Viracopos e usa linhas alimentadoras para chegar até o novo Terminal BRT Ouro Verde. De lá, segue com o BRT até a avenida Moraes Salles, no Centro. Ela comemora a oferta de acessibilidade no terminal. “Para mim, o BRT facilitou bastante, é mais rápido. E o novo terminal ficou bem melhor, tenho dificuldade de locomoção e venho utilizando as escadas rolantes e elevadores”.
Pelo Terminal BRT Ouro Verde, circulam as linhas BRT10 e BRT11. Essa última parte do Terminal Vida Nova passou a atender o novo terminal a partir da inauguração. Com isso, os usuários contam com oferta de ônibus a cada cinco ou seis minutos, nos horários de pico. Elas cumprem trajetos equivalentes em direção ao Centro e atendem ao Corredor Central (Rótula).
Neste ano, também começaram a atender usuários a Estação Ipaussurama, em fevereiro, e o Terminal BRT Vida Nova, em março. Entre 2022 e 2025, a Emdec planejou e colocou em prática a operação de quatro grandes terminais BRT: Campo Grande (outubro de 2022), Campos Elíseos (janeiro de 2024), Santa Lúcia (novembro de 2024) e Ouro Verde (abril de 2025).
Criação gradativa das linhas BRT
Entre novembro de 2022 e outubro de 2023, quatro linhas entraram em operação no Corredor Campo Grande (BRT20, 21, 25 e 26). Entre março de 2023 e janeiro de 2024, foi a vez do Corredor Ouro Verde ganhar três linhas (BRT10, 11 e 12). Uma novidade da operação, pensada para atender a um desejo dos usuários que acessam a região central, foi o atendimento ao Corredor Central (Rótula), que não estava previsto no projeto original.
Atualmente, atendem ao “Rótula” as linhas BRT10, 11, 12, 20 e 25. Além disso, em agosto de 2024, houve a criação de um ponto de parada na avenida Moraes Salles, atendendo a pedidos da população, que recebeu cinco das sete linhas BRT.
Para adequar esse atendimento ao padrão BRT, o município também pleiteia recursos federais para a implantação de corredor exclusivo (piso rígido) de 4,1 km do BRT na área central, nas avenidas Moraes Sales, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva; além da adequação do Terminal Central, com plataformas elevadas. O projeto prevê ainda quatro estações na Moraes Salles, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia.
Vale lembrar que a nova licitação do transporte público coletivo prevê a expansão da atual operação dos Corredores BRT, com frota renovada e adequada aos corredores BRT. A Emdec estima que, após a licitação, o sistema como um todo deve ter um ganho de 9% na oferta de veículos em relação à operação atual.
Para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo site https://portal.emdec.com.br/faleconosco/; aplicativo Emdec, disponível na Google Play e na App Store; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.