Av. Senador Saraiva, em Campinas, ganhará faixa exclusiva para ônibus na pista externa
Dando sequência às ações que priorizam a circulação do transporte público coletivo para aumentar a sua eficiência, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) transformaram 600 metros de faixa preferencial em faixa exclusiva na Avenida Senador Saraiva. O trecho abrange a pista externa da avenida, entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury. A via conta com três faixas de rolamento e a circulação será exclusiva para ônibus na faixa esquerda.
Com essa medida, as duas pistas da Senador Saraiva (interna e externa) terão faixas exclusivas para ônibus. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, de segunda a domingo, nas 24 horas do dia.
O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, reforça que “esta iniciativa integra a política pública adotada pela Administração Municipal, que está empenhada em priorizar o transporte público e ampliar a sua eficiência, tornando o serviço mais competitivo. Com a expansão gradativa das faixas exclusivas na cidade, estamos priorizando a circulação dos ônibus e o deslocamento dos passageiros”.
De acordo com o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, “os ônibus encontram diversos obstáculos no sistema viário, pela falta de disciplinamento na circulação. Ao definirmos um espaço exclusivo para a sua operação, reduzimos esses problemas. São esforços para aumentar a confiabilidade da operação das linhas e diminuir a disputa pelo uso do sistema viário com o restante dos veículos. As faixas exclusivas são facilitadoras para melhorar a qualidade da operação. Essa medida é essencial em áreas de risco de lentidões, sobretudo, nas áreas centrais e adensadas das cidades”.
Por este trecho da Avenida Senador Saraiva, circulam, diariamente, 14 linhas de ônibus. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros. São 64 ônibus circulando por hora na pista externa da via.
Confira as linhas que serão beneficiadas pelas novas faixas exclusivas:
154 – Terminal Vila União
193 – Aeroporto de Viracopos
211 – Terminal Campo Grande/Shopping Iguatemi
310 – Vila Olímpia
313 – CDHU Amarais
316 – Parque Cidade
317 – Jardim São José/Jardim São Marcos
318 – Jardim Mirassol
330 – Unicamp
333 – Terminal Barão Geraldo
348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária
351 – PUCC
390 – Joaquim Egídio
396 – Sousas Nesta semana, parte da Avenida Senador Saraiva recebeu obras de melhoria no pavimento, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos. Na sequência, a Setransp e a Emdec iniciam os trabalhos de sinalização indicativa, tanto horizontal (faixas de pedestres, retenção, balizamentos), quanto vertical (placas). Além da redução do tempo das viagens diárias, a ampliação das faixas exclusivas tem como vantagens a redução do conflito e da disputa pelo uso da via; e a diminuição do consumo do diesel e, consequentemente, da emissão de poluentes.
Mais de 21 km de faixas exclusivas
No mês de agosto, Campinas recebeu mais 1 km de faixas exclusivas, na Avenida Júlio de Mesquita (entre vias Irmãos Bierrembach e Benjamin Constant) e na Rua General Osório (entre as avenidas Francisco Glicério e Anchieta).
Com a implantação na Avenida Senador Saraiva, o município passará de 19,7 km para mais de 21 km de faixas dedicadas ao transporte público. Até o final do ano, outras vias da região central vão priorizar o transporte coletivo e serão anunciadas gradativamente.
Já contam com faixas exclusivas para circulação de ônibus as vias Lix da Cunha, Francisco Glicério, Dr. Campos Sales, Corredor Central (pistas internas das vias Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina), Benjamin Constant, Andrade Neves, José Paulino, Carolina Florence, Buarque de Macedo, Saudade e Abolição. E está em fase final a implantação de 36,6 km de corredores exclusivos no contexto do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido).