Atletas de todo país disputam o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista em Indaiatuba

Com 159 atletas confirmados na disputa, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2023 tem início amanhã, dia 9, no Velódromo Municipal ‘Joaraci Mariano de Barros’. As provas seguem até domingo, dia 12, em diversas modalidades. A equipe de Indaiatuba marca presença com 15 atletas. As arquibancadas do Velódromo estarão abertas ao público e a entrada é franca.

No total, a competição receberá 103 atletas olímpicos e 56 paralímpicos, que disputam nove provas olímpicas e quatro paralímpicas, valendo pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e ranking internacional da União Ciclística Internacional (UCI).

Oswaldo Luiz Berteli Júnior, o Juninho, coordenador da equipe de ciclismo de Indaiatuba, fala sobre a expectativa para a competição. “Estamos em busca do pentacampeonato em Perseguição por Equipes, ainda mais correndo em casa. É difícil, pois temos muitas equipes qualificadas, mas estamos bem preparados”, ressalta.

O coordenador convida toda a população. “O Ciclismo de Pista é um esporte olímpico e nossa equipe é uma das melhores do pais na modalidade”, aponta. “Toda a população está convidada para acompanhar de perto os melhores ciclistas do país, que estarão em Indaiatuba neste final de semana”.

Destaques

Para Fernando Femino, Gestor do Alto Rendimento na CBC, o Brasileiro é uma grande oportunidade para os atletas se destacarem. “O calendário do ciclismo de pista vem crescendo a cada ano e isso vem promovendo o desenvolvimento da modalidade, além de contribuir com o surgimento de novos talentos. Em Indaiatuba, estaremos acompanhando e avaliando todas as categorias, já pensando nas próximas convocações e objetivos da Confederação”, destaca Fermino.

Além da equipe de Indaiatuba na Perseguição por Equipes, destaque para Alice Melo e Wellyda Rodrigues, atualmente entre as cinco melhores do continente na prova Madison, e o velocista João Vitor, Top 15 entre os atletas das Américas.

Nesta quinta, dia 9, as equipes ainda poderão treinar na parte da manhã e as provas começam no período da tarde, às 13h30, nas categorias Velocidade por Equipes, Perseguição por Equipes, 500 metros e Quilômetro da Elite.

Nos dias 10, 11 e 12, as provas acontecem das 8h às 18h. Na sexta, dia 10, é a vez das modalidades 200 metros da Elite, e Tandem e Velocidade Individual no Paraciclismo. No período da tarde, é a vez da Velocidade Individual, 500 metros, Quilômetro, Eliminação, Madison e Scratch.

A manhã de sábado, dia 11, é voltado ao paraciclismo, com provas de Perseguição Individual nos 3.000 e 4.000 metros. A Elite volta no período da tarde, com provas na Omnium, Velocidade Individual e Madison.

No domingo, dia 12, os atletas paraolímpicos se enfrentam nas modalidades Sprint e Scratch no período da manhã. À tarde, a Elite volta com Omnium, Keirin, Scratch e Eliminação. As premiações acontecem sempre ao final das provas.

No sábado e domingo, as provas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Comitê Olímpico Brasileiro. Para saber mais, acesse www.canalolimpicodobrasil.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com