– Antes de receber o velório de Edson Arantes do Nascimento, a cidade de Santos irá prestar uma homenagem a Pelé na virada do Ano Novo. O evento organizado pela prefeitura terá a utilização de drones que farão uma imagem nos céus em referência ao Rei do Futebol. O processo será semelhante ao que aconteceu na Copa do Mundo, do Catar.
No total, serão utilizados 80 drones, que que vão representar a origem do Rei desde a saída da cidade mineira de Três Corações até a chegada ao litoral de São Paulo. Além de ressaltar a trajetória do Atleta do Século no Santos, a ideia também é exaltar o seu legado na seleção brasileira.
Posteriormente após a participação dos drones, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, regida pelo maestro Luís Gustavo Petri, vai tocar o hino do Santos. A festa ainda fará uma homenagem a Tim Maia. O show da Orquestra de Santos será ao lado da ‘Banda do Síndico’, que acompanhava o cantor e compositor morto em 1998.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. O ex-jogador lutava contra a doença desde 2021 e foi submetido à cirurgia, mas teve, no início deste ano, diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado, que complicaram seu quadro de saúde. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro para reavaliar o tratamento quimioterápico e tratar uma infecção respiratória.
Com uma carreira incomparável, Pelé escreveu seu nome na história e virou ídolo nacional. A habilidade com a bola nos pés ganhou o planeta. O melhor jogador de todos os tempos tem o status de imortal, mesmo após o fim da sua vida. Ídolo do Santos e seleção brasileira, Pelé marcou 1283 gols e foi o único homem a conquistar três Copas do Mundo como jogador.
O velório de Pelé irá começar na próxima segunda-feira a partir das 10 horas na Vila Belmiro. Com uma estrutura montada no centro do gramado do estádio do Santos, o público poderá se despedir do Rei do Futebol por 24 horas. No dia seguinte, o craque será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, local onde Pelé tem seu caixão dourado reservado há anos e com visão para a Vila Belmiro, em uma cerimônia restrita.
Neymar sobre Pelé: “Deu voz aos pobres, aos negros, ao Brasil”
Maior nome do futebol brasileiro da atualidade, o atacante Neymar publicou em sua conta oficial no Instagram um texto em homenagem a Pelé. O Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira (29) após um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava problemas decorrentes de um câncer no cólon.
Na mensagem ao ídolo, Neymar exaltou tanto o desempenho esportivo de Pelé quanto o seu impacto social e cultural.
– Antes de Pelé, “10” era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!! – escreveu o craque do Paris Saint-Germain.