Agenda Cultural: Várias ações em Jundiaí vão ajudar os desabrigados do RS

“Cultura Jundiaí – Todos Juntos pelo Rio Grande do Sul” essa é a campanha que a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Funss), promove nos próximos finais de semana, com apresentações culturais com foco na arrecadação de itens de primeira necessidade para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Assim, quem gosta de acompanhar as ações culturais nos finais de semana nos equipamentos da Cultura vai poder fazer a sua doação de água mineral, fraldas descartáveis, leite em pó, produtos de higiene pessoal e de limpeza e ainda aproveitar para curtir as apresentações e espaços.

Já nesta sexta-feira (10), a partir das 16h, a Cultura promove em parceria com a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, na Praça Marechal Floriano Peixoto – a praça do Coreto, atrás da Catedral – a “Sexta no Centro”, com três shows musicais:

Brasilidades in Trio, às 16h, Projeto Som das Ruas, às 18h e Samba Show – Leões da Hortolândia, às 20h e, o público ainda poderá desfrutar do espaço gastronômico, sob a responsabilidade dos permissionários dos varejões noturnos, assim como, conhecer o artesanato diversificado produzido pelos integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.

Quem quiser doar para a campanha “Cultura Jundiaí – Todos Juntos pelo Rio Grande do Sul”, poderá entregar os produtos no Museu Cultural e Histórico de Jundiaí – Solar do Barão.

No sábado (11), a partir das 11h, no saguão do Centro das Artes, acontece a Roda de Choro, com o grupo Sacode Mamoeiro, com as participações dos músicos Fábio Portes e Shirley Spíndola. Formado pelos músicos Guilherme Ribeiro (acordeon), Peterson Silva (trombone), Dô de Carvalho (saxofone e flauta), Cássio Soares (percussão) e Araê Cainã (violão de 7 cordas), a Roda de Choro resgata a essência das icônicas rodas de choro da época dourada, mergulhando nas raízes da música brasileira para reviver uma era talvez ainda boêmia, mas eternamente rica em cultura e paixão musical. A ação tem entrada gratuita e será possível também entregar os donativos para a Campanha.

Ainda neste final de semana será possível entregar doações na Fábrica das Infâncias Japy (sábado e domingo, das 9h às 13h), na Biblioteca Nelson Foot (sábado das 10h às 17h), na Pinacoteca (sábado e domingo, das 10h às 17h), no Museu – Solar do Barão (sábado e domingo, das 10h às 17h) e Museu dos Ferroviários no Espaço Expressa (sábado e domingo, das 10h às 17h).

Nos espetáculos da Cia. Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha, dias 11 e 12, sábado e domingo, as apresentações serão gratuitas. O público poderá praticar o ingresso solidário fazendo sua doação dos itens mais urgentes: água mineral, fraldas descartáveis, leite em pó, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Biblioteca Nelson Foot

Sábado, dia 11 – 11h – Cia. Inspirarte – Contação de história “Pela estrada afora em:  O pescador e o peixe amigo”.

Essa lenda é de uma viagem pela região Centro-oeste do Brasil no Mato Grosso. Conta a história de um pescador que não tem sucesso em suas pescarias. Muito desanimado ele tenta desesperadamente pescar algum peixe, só não contava com uma ajuda mágica vinda das águas.

Nos espaços – Galeria Jundiaí e Sônia Cintra – duas exposições estão acontecendo: “Linguagens da Infância” é o resultado do trabalho do professor Matheus Miqueloto, com estudantes do sétimo ano da Escola Estadual Elza Facca Martins Bonilha e “O mundo e seus valores” com as obras do artista haitiano Merwens Costner St Fleur. Resultado do projeto iniciado em 2023 onde o foco era pintar lugares interessantes e monumentos de valores do mundo.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua dr. Cavalcanti – vila Arens.

Fábrica das Infâncias Japy

Sábado dia 11 – 10h30 – Vem brincar comigo! Projeto da escritora e contadora de histórias Sueli Patelli realiza uma oficina para as crianças que serão estimuladas a se divertirem e aprenderem brincadeiras e jogos tradicionais. Uma oportunidade de proporcionar momentos de alegria e interação para os pequenos.

Domingo dia 12 – 10h30 – Cia. Inspirarte – Contação de história “Pela estrada a fora em:  O pescador e o peixe amigo”

Essa lenda é de uma viagem pela região Centro-oeste do Brasil no Mato Grosso. Conta a história de um pescador que não tem sucesso em suas pescarias. Muito desanimado ele tenta desesperadamente pescar algum peixe, só não contava com uma ajuda mágica vinda das águas.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Centro das Artes

A Cia. Jovem de Dança apresenta na Sala Glória Rocha três coreografias: “Aquilo que Guardo”, “Mulher Jovem com os olhos fechados c.1890” e a estreia de “Rastilho”, a nova coreografia assinada pelo diretor Alex Soares, com estreita colaboração do elenco.

As apresentações estão programadas para sábado (11), às 20h e no domingo (12), às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos ficarão disponíveis na sexta-feira (10) a partir das 10h30, na internet, por meio da plataforma Sympla e na bilheteria do Centro das Artes; e a partir das 15h, na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos posicionados em ambos os equipamentos culturais.

O público também poderá conferir na Galeria Olga de Brito, a exposição “Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi, importante patrimônio ambiental da cidade.

Com cerca de 20 obras, a mostra coletiva foi montada a partir de peças que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, de oito diferentes artistas: Beto Cecchi, Bianca Foratori, Dimitri Kuriti, Elvio Santiago, Elvis da Silva, Gabriel Neves, Inos Corradin e Stella Pinheiro.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

Com o apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio das diretorias de Cultura e Museus está de volta para duas apresentações gratuitas em Jundiaí, o monólogo autobiográfico “Galo Índio”, de Rodolfo Amorim, dirigido por Antônio Januzelli (o Janô), que apresenta a visão de um órfão sobre a morte precoce de seu pai.

As apresentações fazem parte de uma circulação contemplada pelo Programa de Ação Cultura – ProAc, do Governo do Estado de São Paulo, e percorre cidades por onde passam a “estrada de ferro”, elemento importante nos acontecimentos relatados nesse espetáculo. São elas: Botucatu, Sorocaba, Mairinque, São Paulo e agora Jundiaí.

Apresentações: 11 e 12 (sábado e domingo) não recomendado para menores de 14 anos
Horário: 19h (ingressos uma hora antes no local)
Debate: sábado (11) 20h30
Oficina Teatral: domingo (12) – 14h
Todas as atividades serão realizadas no Museu dos Ferroviários, localizado dentro do Espaço Expressa, na avenida União dos Ferroviários, 1760 – Ponte de Campinas.

Pinacoteca

Quatro exposições podem ser visitadas pelo público na Pinacoteca:

“A cerâmica como arteterapia”, projeto da ceramista Marília Gonçalves, onde o público poderá conferir as obras da sua nova coleção “Fibra Cerâmica”, e também as peças idealizadas pelos alunos do estúdio que ela mantém em Jundiaí.

“Ondas de Memórias “do artista Jesús Alberto Cruz Londono – Cruz Artista Colombiano. A mostra é um compêndio de obras que fundem a invenção do artista, a “Máquina Frequências 3”, com pinturas inspiradas em livros que ampliam os conceitos de frequência em nossa vida cotidiana, acompanhada de reproduções que percorreram diversos países, convidando o público a explorar a interseção entre arte, tecnologia e a essência de nossa existência.

“Memórias restauradas – retratos da presidência da Cia. Paulista” a mostra reúne 14 telas pintadas por diferentes autores com retratos dos responsáveis pela extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro, uma das empresas ferroviárias que operavam no Município e que instalou, onde hoje é o Espaço Expressa, a sua oficina de locomotivas.

Entre os autores, as obras são assinadas por artistas renomados, como Almeida Júnior – pintor de “O Violeiro”, “Caipira picando fumo” e “Moça com Livro” -, Oscar Pereira da Silva – autor de “Fundação de São Paulo” -, Lucílio de Albuquerque, Paulo do Valle Júnior, Tony Koegl, entre outros, cujos extensas produções compõem também os acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), também conhecido como Museu do Ipiranga.

E finalmente conhecer as obras dos artistas que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, entre eles Inos Corradin, Elvio Santiago, Semíramis Mojola, entre outros.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O horário de final de semana é das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Polytheama

No sábado, dia 11, às 19h30 a Dancers Escola de Dança apresenta sua Noite de Gala, com as coreografias do espetáculo “Onde moram os sentimentos”, de 2023, e coreografias inéditas com as novas alunas e alunos. Um espetáculo com as modalidades Ballet baby class, Ballet Clássico, Ballet Neoclássico, Jazz Dance, Dança Contemporânea, estilo livre e KPOP.

Ingressos: plateia e arquibancada – R$ 65 / frisas e camarotes – R$ 85.
Descontos previstos por lei;

Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

No domingo (12), às 19h apresentação da Premiere Núcleo de Dança com o espetáculo “Premiere Essence”. Com cerca de 50 integrantes, bailarinos apresentam a primeira edição desse espetáculo, reunindo no palco do Polytheama as coreografias que representam a Premiere em festivais competitivos e eventos nacionais e internacionais.

Ingressos: plateia e arquibancada – R$ 40 / frisas e camarotes – R$ 50
Descontos previstos por lei;

Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com