Construção do Centro Dia do Idoso tem início na próxima sexta-feira, 16 de outubro
O primeiro Centro Dia do Idoso começa a ser construído nesta sexta-feira, dia 16 de outubro. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada na tarde desta quarta-feira, dia 14 de outubro, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
A unidade será o primeiro serviço público do município para acolher pessoas a partir de 60 anos, para que passem o dia e depois voltem para a casa. A estimativa de atendimento é de 50 pessoas por dia.
De acordo com o prefeito, a população idosa está aumentando, e tanto as cidades quanto as famílias precisam se preparar para a convivência com as pessoas idosas. “Em Campinas temos aproximadamente 150 mil pessoas com mais 60 anos de idade, número maior que a população de muitas cidades da nossa região”, comentou o prefeito.
O objetivo do Centro Dia é evitar que os idosos fiquem sozinhos em casa e, ao frequentar esse ambiente haverá redução do isolamento social, dos acidentes domésticos, do número de internações, além de fortalecer vínculos familiares.
A empresa responsável pela obra é a Dekton Engenharia e Construção Ltda. O investimento é de cerca de R$ 1,4 milhão, recurso do Fundo Municipal do Idoso. O imóvel terá 400 metros quadrados e será construído num terreno de 3, 6 mil metros quadrados.
Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, o Centro Dia do Idoso é uma grande conquista para a cidade. “Um grande avanço na política da pessoa idosa no nosso município. Será um equipamento amplo com capacidade para atendimento das pessoas diariamente o que vai reverberar positivamente na socialização do idoso e também na prevenção a qualquer tipo de violação de direitos e na institucionalização dos idosos”, destacou.
Ainda de acordo com a secretária, o equipamento irá permitir uma readequação da dinâmica familiar e também possibilitar que o idoso conviva com outras pessoas. “Afinal, a convivência familiar e comunitária é fundamental para o envelhecimento saudável”, disse.
A construção do Centro Dia é resultado de uma parceria entre o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Sobre o Centro Dia do Idoso
Na unidade serão oferecidas diversas atividades físicas, socioculturais, de lazer e de convivência, além de alimentação, com cardápio elaborado por nutricionista incluindo café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. O local terá áreas para descanso, televisão, enfermaria, atividades, refeitório e banheiros adaptados.
A prioridade é atender aquelas pessoas cujas famílias não têm condições de cuidar durante o dia. O acesso ao serviço será por meio de encaminhamento da rede socioassistencial. A unidade será construída na Rua Ruth Oliveira Silveira Belo, s/n, Jardim do Lago.