Constantino diz que essência do PT é ditatorial: ‘Lula fundou Foro de SP e nunca teve visão democrática’
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou a reeleição do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e traçou uma comparação entre o tempo de poder da chanceler alemã Angela Merkel, eleita democraticamente. A declaração foi feita durante entrevista ao jornal espanhol El País. O próprio Lula divulgou o vídeo em redes sociais. Uma das jornalistas presentes rebateu Lula imediatamente. “Porque que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no Poder e o Daniel Ortega não?”, questionou Lula durante a entrevista. Daniel Ortega, 76, é um ex-guerrilheiro que está no Poder do país latino-americano desde 2007 e vai para seu quarto mandato consecutivo, com 75,92% dos votos, mas os resultados não foram reconhecidos pelos EUA, pela União Europeia e por outros países da América Latina.
Durante sua participação no programa 3 em 1, da Jovem Pan, o comentarista Rodrigo Constantino analisou as declarações de Lula, dizendo que não foi um deslize, mas que o petista agiu dentro do método de seu partido e que mostrou que sua visão “nunca foi democrática”. “Alguns vão tratar como um deslize, como alguma coisa infeliz ou uma resposta atravessada. […] Outros vão entender o que é. Não há nenhuma surpresa, tem método, é a essência do PT. É a visão que o Lula tem e que nunca foi democrática. Lula fundou o Foro de São Paulo junto com Fidel Castro para resgatar na América Latina o que se
perdeu no Leste Europeu: o comunismo e a ditadura. Lula é um golpista. Se ele não exerceu um golpe pleno no Brasil é porque faltou oportunidade. […] Nenhuma decisão do Lula é por convicção democrática. Ele não tem essa convicção, ele pode ser um calculista que entende que tem que dar um passo para trás para dar dois pra frente”, analisou Constantino.