Começa nesta segunda operação de faixa exclusiva na Av. Júlio de Mesquita

Começa nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, a operação de faixa exclusiva para o sistema de transporte público coletivo municipal na Avenida Júlio de Mesquita, no Cambuí. A ação faz parte do plano de expansão da priorização da circulação dos ônibus na região central, elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 

O trecho destinado à faixa exclusiva fica entre a Rua Irmãos Bierrembach e a Avenida Benjamin Constant, totalizando 600 metros. A avenida conta com quatro faixas de rolamento e os ônibus terão circulação exclusiva na faixa da direita. 

A faixa de uso exclusivo para os ônibus funcionará das 6h às 8h e das 16 às 19h, de segunda a sexta-feira, período no qual veículos particulares e motos não poderão circular nesta faixa. A única exceção são os táxis, que terão permissão para compartilhar a faixa com os ônibus. 

Para orientar os motoristas, faixas de tecido foram instaladas nas ruas Irmãos Bierrembach, Olavo Bilac, Guilherme da Silva e Barreto Leme, que dão acesso à via Júlio de Mesquita. 

Circulação 

A Avenida Júlio de Mesquita recebe, diariamente, cerca de 27 mil veículos. Pela via, circulam 13 linhas de ônibus, que transportam mais de 20 mil passageiros ao dia. De acordo com estimativa da Emdec, são cerca de 51 ônibus por hora trafegando pela Júlio de Mesquita. As linhas que passam pela avenida são: 118, 211, 230, 244249, 271, 348, 349355, 356, 381, 386 e 502. 

Nos horários de pico, de acordo com pesquisas, a velocidade média do transporte neste trecho que receberá faixa exclusiva não ultrapassa 18 km/h. A avenida conta com dois pontos de embarque e desembarque de ônibus: nos trechos entre as vias Dr. Guilherme da Silva e Quatorze de Dezembro e Dona Presciliana Soares e Barreto Leme. 

Para a operação da faixa exclusiva na Avenida Júlio de Mesquita, além da sinalização dessa faixa, equipes da Setransp / Emdec reforçaram a sinalização horizontal de oito cruzamentos ao longo da via, incluindo faixas de pedestres, retenção e balizamentos: 

– Av. Júlio de Mesquita x R. Irmãos Bierrembach; 

– Av. Júlio de Mesquita x R. Guilherme da Silva; 

– Av. Júlio de Mesquita x R. Quatorze de Dezembro; 

– Av. Júlio de Mesquita x R. Joaquim Novaes; 

– Av. Júlio de Mesquita x R. Dona Presciliana Soares; 

– Av. Júlio de Mesquita x R. Barreto Leme; 

– Av. Júlio de Mesquita x Av. Benjamin Constant; 

– Av. Júlio de Mesquita x R. General Osório. 

Destes cruzamentos, três receberam reforço de sinalização nas travessias com “Yellow Box” (Barreto Leme, Benjamin Constant e Guilherme da Silva). Esse tipo de sinalização de solo em cruzamentos  (com caixa quadriculada na cor amarela) demarca área de conflito e tem o intuito de ampliar a segurança dos pedestres, orientando para que a travessia ocorra somente na faixa de pedestre. 

Além da sinalização horizontal, Setransp e Emdec também implantaram placas de sinalização vertical para orientar os motoristas sobre a faixa exclusiva. 

O ponto de táxi localizado na Avenida Júlio de Mesquita, no trecho entre a Rua Barreto Leme e a Avenida Benjamin Constant, não sofrerá alterações. O ponto é operado por treze permissionários. Com isso, neste trecho, a faixa exclusiva será deslocada para a próxima faixa de rolamento lateral à faixa de ônibus. 

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