Campinas começa a sinalização do Sistema Cicloviário Campo Grande
A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), iniciou nesta terça-feira, dia 6 de maio, a sinalização do Sistema Cicloviário do Campo Grande. As rotas (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas/partilhadas), que já estão implantadas no Distrito e realizam conexão entre elas, recebem uma sinalização específica, em pontos estratégicos.
Foram desenvolvidos dois tipos de placas de sinalização. As placas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que indicam a direção das rotas cicloviárias, extensão e tempo de percurso. E uma placa, com o nome do sistema cicloviário e um QR Code, que direciona para o site da Emdec, na seção do mapa cicloviário.
O mapa vai oferecer várias informações sobre todas as ciclovias em operação em Campinas. Por meio dele é possível saber quais as características de cada rota, extensão, bairros atendidos e, inclusive, fazer um passeio virtual, usando a ferramenta “street view”.
O Sistema Cicloviário do Campo Grande terá 21 placas de orientação das direções e rotas, e 12 placas “promocionais”, fixadas em doze pontos estratégicos de sinalização. “Nosso objetivo é ajudar os ciclistas, informando, em pontos estratégicos, aonde aquela rota cicloviária leva e qual o tempo de percurso. Desse modo, ele pode se planejar e adotar a bicicleta como um meio de transporte efetivo. E informamos também a possibilidade de conexão com o transporte coletivo”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Conheça o Sistema Cicloviário do Campo Grande
Interligação das rotas cicloviárias Campina Grande/São Luiz (2,95 km) + Parque Floresta + Praça João Amazonas/Terminal Itajaí + Praça Concórdia + chegando ao Terminal BRT Campo Grande (5,12 km).
Trajeto: Sai do entroncamento entre os bairros Campinas Grande e São Luiz. Segue pela Estrada Municipal CAM 268 (Estradão). Chega até a rua Juvenal Fernandes, com uma derivação para o Parque Floresta/Jardim Bassoli. Seguindo à direita, chega até a Praça João Amazonas, com uma derivação chegando até o Terminal Itajaí. Seguindo em frente, chega até a Praça da Concórdia, com prolongamento até o Terminal BRT Campo Grande. Percurso tem paraciclos em locais estratégicos.
Extensão: 9,50 km.
Tipo: Ciclovia, ciclofaixa e calçada partilhada.
Interligação das rotas cicloviárias Florence II (1,7 km) + Florence II / Pirelli (1 km) + Pirelli / Sirius (2,6 km) + Pirelli / Satélite Íris (0,70 km) + Bela Aliança 1 (5 km) + Bela Aliança 2 (3,36 km).
Trajeto: Começa no entroncamento das vias Valdemar Bento de Oliveira (marginal da avenida John Boyd Dunlop) com a avenida Nelson Ferreira de Souza. Bem ao lado da Estação BRT Rossin. Tem derivação pela avenida Nelson Ferreira de Souza, chegando até o entroncamento com a rua Severina Ribeiro da Cruz (Florence II). Segue margeando a avenida JBD, passando pela Estação BRT Florence, ao lado da Pirelli. Tem uma derivação pela rua Lúcio Esteves, em direção ao Residencial Sirius. Segue pela avenida John Boyd Dunlop até o Terminal BRT Satélite Íris. A partir daí, dá acesso à rota cicloviária da Bela Aliança, chegando perto do entroncamento com o viaduto da rodovia dos Bandeirantes (SP-348). Percurso tem paraciclos em pontos estratégicos.
Extensão: 13,10 km.
Tipo: Ciclovia, ciclofaixa e calçada partilhada.
Sistemas Cicloviários
Sistemas cicloviários são rotas que permitem a conexão entre vários pontos de interesse e bairros, utilizando a bicicleta como modal de transporte. Eles proporcionam o acesso a equipamentos públicos importantes, como unidades de ensino (escolas e creches), de saúde (postos, centros e hospitais), praças esportivas, subprefeituras, comércios, entre outros. Além de realizar a ligação com o transporte público coletivo (terminais urbanos e estações de transferência do BRT).
O objetivo é de integrar a bicicleta como modal de transporte para pequenos deslocamentos, aliado, caso necessário, ao deslocamento maior, feito pelo transporte público. A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. O conceito de “last mile” (última milha). Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.
Nos trechos de sistemas cicloviários há paraciclos ou bicicletários. Atualmente, foram estabelecidos nove sistemas cicloviários em Campinas, que possibilitam a interligação de rotas cicloviárias que já estão implantadas. Eles atendem praticamente quase todas as regiões do município.
Outros Sistemas Cicloviários do município que serão sinalizados
– Sistema Ouro Verde
Interligação da rota cicloviária da Vila União (3,4 km).
– Sistema Nova Aparecida
Interligação de três rotas cicloviárias nas vias Dom Agnelo Rossi (1,3 km) + Papa João Paulo II (0,345 km) + Trecho 2 da Dom Agnelo Rossi (0,345 km).
– Sistema Santa Isabel
Interligação das rotas cicloviárias no distrito de Barão Geraldo.
– Sistema Toca da Mangava
Interligação das rotas Vila Santana até a Toca da Mangava, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
– Sistema Opasa
Interligação das rotas cicloviárias Aurélia (ciclovia + ciclofaixa = 2,3 km) + Garcia / Aurélia (1,7 km) + Garcia / Londres (1,84 km) + Opasa (3,7 km).
– Sistema Nova Europa
Interligação das rotas cicloviárias nas vias Washington Luiz (1,4 km) + Baden Powell (2,4 km) + Parque Prado (2,6 km). Possibilita o acesso à Ciclovia da Coudelaria, que chega até Valinhos; a à ciclovia da avenida Prefeito Magalhães Teixeira, chegando até o São Bernardo/Parque Industrial.
– Sistema Flamboyant
Interligação das rotas cicloviárias Nova Campinas – Flamboyant (6,9 km) + Nova Campinas – São Fernando (1,09 km) + José Bonifácio (0,44 km).
– Sistema Escola de Cadetes
Interligação das rotas cicloviárias Escola de Cadetes (2,7 km) + Amarais (6,9 km) + Theodureto (1,6 km) + Taquaral – Arautos (5 km).
Rotas cicloviárias em Campinas
Com a entrega da ciclofaixa da José Paulino, em 31 de março, Campinas ultrapassou os 120 km (120,68 km) de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas/partilhadas). Na gestão do prefeito Dário Saadi, foram construídos 54,7 km de rotas para ciclistas. Em 2024 foram dez entregas.