Após paralisação, transporte coletivo de Campinas volta a operar normalmente nesta quarta-feira
O sistema de transporte coletivo de Campinas (SP) registrou operação parcial nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16), após uma paralisação promovida por motoristas do setor. A ação, que reduziu a frota em circulação para 30%, foi organizada como forma de protesto simbólico para lembrar o início do julgamento dos acusados pela morte do ex-presidente do sindicato da categoria, Nilton Aparecido de Maria, assassinado em janeiro de 2022.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela gestão do transporte público no município, informou que a circulação dos ônibus foi retomada por volta das 5h35, com a liberação gradual dos veículos nas garagens. Para minimizar os impactos à população durante o período de paralisação, foi acionado o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência), utilizando ônibus de menor porte para atender os principais corredores da cidade.
Apesar da paralisação, o serviço noturno do Corujão, que opera durante a madrugada, foi mantido até as 6h, com o objetivo de garantir ao menos parte da mobilidade urbana no início do dia. A interrupção do serviço foi encerrada antes do horário de pico, e não há previsão de novas paralisações programadas pela categoria, segundo informações do sindicato.
Com a normalização do serviço ainda no início da manhã, a expectativa da Emdec é de que os horários e itinerários das linhas urbanas sigam conforme programado ao longo do dia. Não foram registradas ocorrências graves durante a paralisação.
Fonte: Diário do Transporte