Reforço no atendimento de saúde marca 100 Dias da Prefeitura de Indaiatuba sob nova gestão
A implementação de melhorias na saúde pública foi o principal foco de atenção nos primeiros 100 Dias da Prefeitura de Indaiatuba sob novo comando. A agenda da Administração Municipal começou o ano com inauguração da nova Maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS), conclusão da ampliação do Espaço Avançar o que permitiu ampliar vagas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliação dos horários de atendimento de unidades de saúde e a realização de 2.300 exames de mamografia em um único mês. Investimentos em mobilidade urbana, saneamento básico, educação e social também marcaram os primeiros meses de gestão.
Com Dr. Custódio Tavares no comando da Prefeitura de Indaiatuba desde 1º de janeiro de 2025 o município iniciou uma série de ações voltadas para a promoção de melhorias na saúde pública. “Nesses primeiros cem dias de gestão, conseguimos implantar ações que trouxeram bons resultados para nossa cidade, com um direcionamento maior para projetos de saúde pública e de mobilidade urbana, que são áreas que têm demandado mais atenção por parte da Administração Municipal. Estamos montando um planejamento bem estruturado para que possamos melhorar o atendimento à nossa população dia após dia, e acredito que os primeiros resultados já estão aparecendo”, resumiu o prefeito.
Saúde
O ano de 2025 começou com novidades para a Saúde e a inauguração da nova Maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Augusto de Oliveira Camargo foi uma delas. Com seis novos quartos e 17 leitos, a nova Maternidade oferece muito mais estrutura e conforto para atender as gestantes e os recém-nascidos.
Outra notícia boa foi a conclusão da obra de ampliação do Espaço Avançar, que ganhou cinco novos consultórios e duas salas de aula, entre outras dependências administrativas. A obra permitiu a ampliação da oferta de vagas do serviço que foi criado para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde janeiro, a equipe multidisciplinar da Saúde já conseguiu estender o atendimento para mais 33 crianças, e a Educação, que atendia 27 crianças no Avançar e este ano passou a atender 40 crianças.
A saúde da mulher também foi destaque nos 100 dias. O mutirão de exames garantiu a realização de 2.300 mamografias somente no mês de março, sendo 1.500 delas realizadas por meio de Unidade Móvel de Mamografia, o Mamamóvel, que circulou pelas unidades de saúde. Em abril serão mais 1.600 exames, totalizando 3.900 mamografias, o que zera os pedidos de 2024 e reduz 90% da fila de espera no município.
Desde março, o serviço de Pronto Atendimento Adulto do Hospital Dia (HD) passou a funcionar das 7h às 23h aos sábados, domingos e feriados. De segunda à sexta-feira, o Pronto Atendimento do HD funciona das 17h às 23h. Outra novidade da unidade é que a Sala de Vacina está abrindo nos fins de semana, das 7h30 às 16h30, para vacinas de rotina a moradores de Indaiatuba.
O horário de atendimento de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) também foi ampliado para o período noturno para atender os casos de dengue. As unidades da Cecap, Jardim Campo Bonito, Jardim João Pioli, Parque Residencial Indaiá, Jardim Califórnia e UBS 7 do Jardim Morada do Sol estão abertas das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Em abril, a UBS do Califórnia passou a contar com uma Farmácia.
Ainda na área da Saúde, o Serviço de Atendimento Municipal de Emergência (Same) montou uma base no COI (Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil) e passou a utilizar os recursos tecnológicos de monitoramento urbano com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento aos munícipes. Indaiatuba retomou o serviço de Telemedicina, com atendimento todos os dias, das 8h às 20h, para casos de dengue, e criou a ferramenta Dengue na Plataforma Minha Indaiatuba, para auxiliar os munícipes nos casos de suspeita da doença, orientando sobre sintomas e os serviços disponíveis.
Mobilidade urbana
Os primeiros 100 dias da nova gestão contaram com importantes projetos de mobilidade urbana. O início da obra de pavimentação das ruas Maritaca, Bico de Lacre e Guarita na zona norte da cidade é um deles. As vias localizadas no Recreio Campestre Internacional Viracopos somam 2,3Km.
A alça de retorno do Jardim Morada do Sol está entrando nas últimas etapas da obra para ser aberta à população, e o recapeamento de 1,9 quilômetro da avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol, foi concluído.
Também teve reformulação de trânsito no acesso ao Distrito Industrial, com a duplicação da faixa de rolamento no início da rua Antônio Barnabé, e reformulação com semáforo no cruzamento da avenida Manoel Ruz Peres com avenida Padre Arthur Lupurini Sampaio, o que garantiu mais fluidez aos trechos.
O município ainda garantiu mais oferta de viagens no serviço de transporte coletivo urbano para atender a demanda da região de Itaici.
Urbanismo
A revitalização da área de lazer do Parque Residencial Indaiá está recebendo os últimos detalhes de iluminação, e a Prefeitura trabalha para entregar nas próximas semanas a revitalização do Parque Ecológico, entre a avenida Ário Barnabé e a Rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80), no Jardim Morada do Sol, onde também foi implantado um Parque Pet voltado ao lazer das famílias e de seus animais de estimação.
A limpeza urbana foi reforçada com megaoperações de limpeza periódicas nos primeiros meses do ano, que levaram os serviços de Cata-Bagulho e de roçagem para os bairros da periferia. A ação teve o apoio da equipe de Controle da Dengue, da Secretaria da Saúde, intensificando a limpeza e a conscientização da população sobre cuidados com o meio ambiente e com a saúde pública.
Segurança
O cuidado com a mulher também foi sentido na segurança pública. Em janeiro a Prefeitura de Indaiatuba entregou duas novas viaturas do Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher – Caminho das Rosas, um projeto iniciado em 2018 com o objetivo de diminuir o número de casos de violência doméstica, além de conscientizar e informar a população na identificação e denúncias.
Com o objetivo de criar um ambiente escolar seguro e harmonioso, onde os alunos possam aprender e conviver sem medo de abusos, a Guarda Civil iniciou o Programa Contra o Bullying nas escolas estaduais. Trata-se de um trabalho conjunto entre Prefeitura, Conselho Tutelar e as escolas.
O projeto de Visitas ao Canil da Guarda Civil também tem como foco proporcionar às crianças uma experiência educativa e interativa. Por meio do contato com os cães do Canil, é realizado um trabalho de conscientização, respeito aos animais e entendimento do papel dos cães no trabalho da segurança pública. A ideia é promover o desenvolvimento de valores como respeito, empatia e responsabilidade nas crianças participantes.
Educação
Nos primeiros 100 dias do ano a Prefeitura concretizou uma parceria com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e inaugurou o Centro de Aperfeiçoamento Profissional. Educação e Fiec se uniram em prol da formação continuada de professores da Rede Municipal. As primeiras turmas foram iniciadas em março e mais de 700 docentes do ensino infantil e fundamental terão a oportunidade de fazer parte desta escola de capacitação.
Os investimentos na infraestrutura da Rede Municipal de Ensino garantiram que em 2025 a Prefeitura desse andamento à instalação de climatizadores em mais creches da rede municipal e iniciasse a instalação dos equipamentos nas quadras das escolas, oferecendo mais conforto para os alunos.
O Projeto Horta na Escola Ambiental Bosque do Saber também é uma das novidades de 2025. A proposta é promover o plantio e colheita com alunos da Rede Municipal para proporcionar o contato com a natureza, ensinar responsabilidades e ajudar na educação alimentar.
A educação ambiental também foi retomada este ano com o Programa de Informação e Educação Ambiental (Piea), desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O objetivo da ação é informar, educar e estimular o descarte correto de resíduos.
Cuidado Social
No social, o ano começou com a união das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Saúde para atuação em uma ação contínua de acolhimento e resgate de pessoas em situação de rua.
O projeto de ampliação do Creas saiu do papel e virou realidade com as obras iniciadas em fevereiro deste ano. Entre as novidades estão um refeitório, uma área de convivência e vestiários.
O Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol) também trouxe novidade com a implantação de cursos rápidos de capacitação profissional. São quatro cursos e o primeiro lançado foi o de Garçom, Cumim e Atendente. Os próximos serão de Cozinha Oriental, Bolos Caseiros e Cozinha Prática.
A Secretaria de Habitação contabilizou mais de 5 mil atendimentos no período, sobre os programas Moradia Econômica, Pró-cidadão e Reforma Fácil, além de visitas domiciliares e esclarecimentos de dúvidas da população, informações e orientações com atendimento humanizado. Nos primeiros 100 dias do ano foram computados 3.093 atualizações cadastrais e 816 novos cadastros realizados para os projetos habitacionais do município, e foram entregues mais 130 títulos Reurb.
Saneamento Básico
Indaiatuba começou o ano com notícias boas também na área de saneamento básico. A construção do novo reservatório do Jardim Altos da Bela Vista, com capacidade para 325 mil litros, está na reta final de obras, o que reforçará o abastecimento em períodos de estiagem.
A implantação das novas adutoras da ETA V e Mato Dentro, com obras iniciadas este ano, terão um papel vital na garantia do abastecimento de água de forma eficiente.
Nos primeiros meses do ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) investiu na otimização do sistema de distribuição de água da zona norte, que vai garantir uma recuperação mais rápida no sistema de distribuição dos bairros abastecidos pela ETA I, e na automação do processo de tratamento da água na ETA I, para aumentar a eficiência do tratamento, reduzir o desperdício e melhorar a qualidade e o controle da rede de distribuição de água.
Para complementar as ações dos 100 dias do novo governo, o Saae reorganizou suas equipes operacionais para dar mais agilidade e eficiência no atendimento à população.
O prefeito Dr. Custódio Tavares reforçou que o balanço inicial foi positivo e a Administração Municipal já se prepara para iniciar nos próximos meses outros projetos com a proposta de melhorar ainda mais a qualidade e a eficiência do serviço público municipal, atendendo demandas de todas as áreas.