Campinas

Videomonitoramento preventivo alcança 100% do Corredor BRT Campo Grande, em Campinas

Além de 100% operacional para os usuários do transporte público, o Corredor BRT Campo Grande também está totalmente monitorado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O sistema de videomonitoramento de segurança, que identifica ocorrências de vandalismo ou evasão da tarifa, alcançou as 14 estações BRT e três terminais do corredor.

 

O Terminal Campo Grande e a Estação Parque das Bandeiras / Ipaussurama foram as últimas estruturas onde as câmeras foram ativadas, neste mês de fevereiro. Com a entrega da Estação Ipaussurama, no último dia 7, todas as 14 estações BRT (piso alto), três estações BRS (piso baixo) e três terminais estão atendendo os usuários.

 

Compõem o Corredor Campo Grande os terminais BRT Campo Grande, Satélite Íris e Mercado; e as estações BRT Nova Esperança, Rossin, Florence, Bela Aliança, Bandeirantes, Ipaussurama, PUCC/Roseira, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária.

 

O Corredor Perimetral também já é totalmente monitorado. São quatro estações: Pompéia, Cidade Jardim, Jardim Miranda e Aurocan. No Corredor Ouro Verde, outras seis estações já são monitoradas: João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera e Vila Rica. A expansão é gradativa. Os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação.

 

Como é feito o monitoramento

 

As imagens são observadas pela central de monitoramento instalada na sede da Emdec. O sistema funciona 24 horas e ajuda a identificar situações de evasão de tarifa, furtos e atos de vandalismo. Além do videomonitoramento, o trabalho preventivo envolve rondas diárias realizadas pelas equipes de segurança patrimonial. Cada corredor conta com uma viatura dedicada para as rondas, além de um veículo de apoio para as situações emergenciais.

 

Entre as ações realizadas pela Emdec para coibir os casos de evasão de tarifa, está sendo testado um sistema mais efetivo para bloqueio das catracas, na Estação BRT Aurélia, que será replicado gradativamente nas demais estruturas.  O sistema conta com dispositivo de abertura remota, nas catracas dedicadas ao acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Quando o usuário aciona o alarme e se identifica como apto a utilizar a catraca PNE, a central de monitoramento da Emdec libera o acesso remotamente.

 

Também há uma câmera dedicada para a visualização das catracas e comando de voz, que possibilita a comunicação remota com os usuários que praticam evasão nos demais equipamentos. Por comando de voz, as equipes da Emdec orientam sobre a necessidade de realizar o acesso permitido, pagando a tarifa com Bilhete Único ou QR Code. O sistema também já foi instalado na nova Estação BRT Ipaussurama e será ativado futuramente.

 

Como denunciar  

 

A população pode relatar ocorrências de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com