Indaiatuba se mantém entre municípios do Estado de São Paulo com melhor avaliação no IEGM-2024

Indaiatuba se mantém no grupo de cidades paulistas melhores avaliadas no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). O município recebeu a nova “B” no IEG-M 2024, que foi a maior nota registrada este ano. O resultado da avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi divulgado no início de fevereiro e se refere aos dados de 2023. O objetivo é medir o desempenho das prefeituras paulistas em relação à eficiência na utilização do orçamento. Entre os 644 municípios do Estado de São Paulo, apenas 78 conseguiram a nota “B”, que indica resultados considerados “Efetivos”.

Para o prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) a avaliação do Tribunal de Contas confirma que a Administração Municipal utiliza os recursos públicos com muita responsabilidade. “Ter a gestão municipal avaliada como “Efetiva” pelo Tribunal de Contas do Estado é um motivo de orgulho para a Administração Municipal, com certeza. Aplicamos os recursos públicos de forma consciente e responsável e temos conseguido oferecer serviços com qualidade para nossa população. E com essa preocupação em usar bem o Orçamento Municipal para atender às demandas dos munícipes, temos conseguido manter Indaiatuba classificada entre as melhores cidades do país para se viver”, reforçou.

O TCESP, que é o principal órgão fiscalizador de aplicação dos recursos públicos do Estado de São Paulo, criou o IEG-M em 2015. Com foco em infraestrutura e processos, o índice avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

De acordo com o Tribunal de Contas, a proposta é oferecer elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade. Os resultados obtidos também produzem informações que são utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.

A nota A é atribuída às cidades com resultados considerado “Altamente Efetivos”; B+ “Muito Efetivo”; B, “Efetivo”; C+, “Em Fase de Adequação”; e C, “Baixo Nível de Adequação”. Além dos 78 municípios que receberam a nota “B”, o ranking do IEG-M 2024 ainda traz 223 municípios com a nota “C+” e 343 com a nota “C”. Nenhum município atingiu a nota B+ ou A.

Na Região Metropolitana de Campinas, outras três cidades também receberam a mesma nota de Indaiatuba: Paulínia, Pedreira e Santa Bárbara d’Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com