Prefeitura quer incentivar uso das regiões no entorno dos aeroportos de Campinas
A Prefeitura de Campinas estuda a implementação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Aeroportuário (Pida) na cidade. A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) ocorreu na última quinta-feira, 6 de fevereiro. Os membros foram nomeados por meio da portaria nº 103098/2024, publicada no Diário Oficial em novembro.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, que coordena o GT, explica que a ideia desse grupo é estudar um zoneamento específico, incentivos fiscais e a infraestrutura para as regiões dos aeroportos.
“Com esse projeto, a Administração Municipal pretende incentivar o uso das regiões que ficam no entorno dos aeroportos de Viracopos e dos Amarais. Para isso, estamos estudando alguns modelos de aeroportos pelo mundo, principalmente o de Nova Deli, Amsterdã e Munique. Em Nova Deli, por exemplo, foi implantado um tipo de distrito que oferece às entidades corporativas um ecossistema empresarial completo com espaços de escritório, hospedagem e infraestrutura de última geração”, detalhou.
Na próxima reunião, o GT vai aprovar o Plano de Trabalho e o cronograma de atividades.
Grupo de Trabalho
O Grupo de Trabalho é formado por 26 técnicos, entre titulares e suplentes, que representam as secretarias municipais Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Urbanismo; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Finanças; Habitação; Infraestrutura; Justiça; Trabalho e Renda; Transportes; Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; além da Emdec e Sanasa.