Feirões da Cohab Campinas garantem mais de 1,3 mil contratos para realizar o sonho da casa própria
Campinas tem se destacado em ações para ampliar o acesso à habitação popular e os feirões de imóveis realizados pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab) e Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, ganharam papel fundamental para quem sonha em deixar o aluguel garantindo a casa própria. Em 2024, foram cinco Feirões da Casa Própria; em 2023, haviam sido realizados três. Nos dois anos, foram fechadas 1.318 propostas de compra nos oito eventos.
Oferecendo condições especiais, os feirões da Cohab e da Habitação em parceria com construtoras e os governos Federal e do Estado se transformaram na esperança real de concretização do sonho da casa própria para centenas de campineiros.
No ano passado, os cinco feirões receberam mais de 10.200 visitantes, foram realizados 4.016 atendimentos e 758 propostas de compra e venda de imóveis encaminhadas. Em 2023, nos três feirões realizados, foram mais de 8.500 visitantes, com 2.968 atendimentos e 560 propostas assinadas.
Os eventos são promovidos em parceria entre a Cohab e construtoras e beneficiam os moradores da cidade com descontos significativos, graças aos subsídios de programas como o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e o Cheque Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, além da isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) oferecido pela Prefeitura Municipal de Campinas.
As condições oferecidas possibilitam que o valor do imóvel seja reduzido em até R$ 70 mil, dependendo do benefício concedido a cada família. Os feirões são uma oportunidade especialmente para aqueles que estão no Cadastro de Interesse em Moradia (CIM), plataforma da Cohab que organiza a demanda por moradia na cidade.
Nos últimos quatro anos, Campinas reduziu a fila por habitação popular de 41.239 famílias, em 2022, para 14.335 no início de 2025. A diminuição de pessoas/famílias inscritas na fila de espera pela casa própria caiu 65%. “Os feirões são fundamentais para reduzir ainda mais essa fila e transformar o sonho da casa própria em realidade para muitas pessoas”, diz o prefeito Dário Saadi.
Política habitacional
A redução da fila por moradia é um reflexo direto das políticas públicas focadas em habitação popular que vêm sendo implementadas em Campinas. Os números de pessoas que procuraram atendimento nos feirões e de propostas fechadas comprova o sucesso das iniciativas em andamento.
Os casos de Camila Barbosa e de seu irmão Leandro Barbosa são dois exemplos do impacto dos feirões. “Estamos emocionados e muito felizes em poder compartilhar esse momento tão especial. E o mais incrível é que conseguimos, cada um de nós, comprar um apartamento aqui no Feirão de Imóveis da Cohab/MRV. E o melhor de tudo é que os dois são no mesmo empreendimento, o que vai tornar nossa convivência ainda mais próxima e especial. Fazia 10 anos que esperávamos por essa oportunidade”, disse Camila durante um dos eventos realizados em 2024.
“Esses feirões não apenas proporcionaram uma oportunidade de habitação, mas transformaram a vida de muitas famílias campineiras, oferecendo moradias com segurança e dignidade”, diz Eduardo Nasser, gerente comercial da Cohab Campinas, afirmando o compromisso de continuar em 2025 a realizar as iniciativas para concretizar para mais cidadãos do município o sonho da casa própria.
O primeiro Feirão da Casa Própria da Cohab Campinas deve ser realizado nos próximos meses. A data será definida assim que o Governo do Estado repassar os valores dos subsídios para a compra dos imóveis pelo programa Cheque Paulista que compõem o pagamento da entrada dos financiamentos para famílias cadastradas aptas a receber o benefício.
Dados
Ano de 2023
3 Feirões no período com mais de 8.500 visitantes, 2.968 atendimentos e 560 propostas.
Ano de 2024
5 Feirões no período com mais de 10.200 visitantes, 4.016 atendimentos e 758 propostas.
Totalizando 2023/2024
8 Feirões com mais de 18.700 visitantes, 6.984 atendimentos e 1.318 propostas.