Mudança no transporte coletivo urbano e digitalização de serviços foram destaques da Administração de Indaiatuba

As melhorias no transporte coletivo de passageiros com a troca da empresa concessionária do serviço foi um dos pontos que marcaram o balanço da Secretaria Municipal de Administração durante as duas gestões do prefeito Nilson Gaspar. A implantação de novas ferramentas digitais garantiu mais agilidade aos serviços prestados. No período, Indaiatuba também passou a oferecer uma rede de wi-fi gratuita em prédios públicos para atender a população.

Referente ao transporte coletivo de passageiros, o prefeito ressaltou todas as melhorias que foram proporcionadas à população nos últimos anos. “Recebíamos muita reclamação dos usuários do transporte coletivo, principalmente sobre as péssimas condições de trafegabilidade dos ônibus e também sobre os atrasos frequentes. Conseguimos trocar a empresa que tinha a concessão do serviço e, com isso, demos um salto enorme na qualidade do nosso transporte coletivo. Indaiatuba recebeu uma frota de ônibus novos, todos com ar-condicionado e wi-fi. Também fizemos o seccionamento das linhas, ampliamos o tempo da integração para 80 minutos, ampliamos horários e destinos e possibilitamos aos usuários acompanhar os horários, os pontos e itinerários por meio do aplicativo SOU Indaiatuba, para organizar melhor suas viagens”, resumiu.

Indaiatuba também passou por um processo de modernização com a digitalização de serviços, o que gerou mais eficiência, economia e agilidade aos processos e resultou em uma melhoria no atendimento aos munícipes. “Foram mais de 40 quilômetros de fibra ótica instaladas pela cidade, possibilitando o tráfego de dados necessários para a modernização dos serviços prestados pelo município e a oferta de ferramentas digitais que agilizam o serviço público e facilitam a vida dos munícipes. Hoje, o indaiatubano consegue acessar uma série de serviços e pendências com a Prefeitura, de onde ele estiver, apenas acessando o site pelo celular. A cada ano conseguimos ampliar esse atendimento, com a implantação de novos serviços, com a criação de plataformas digitais de serviços, como a Minha Indaiatuba, por exemplo”, acrescentou Gaspar.

 

Confira a relação dos principais serviços implantados nos oito anos da gestão do prefeito Nilson Gaspar:

 

2018

Troca da empresa do serviço de transporte coletivo de passageiros. Prefeitura rompeu contrato com antiga concessionária para garantir melhorias no serviço prestado à população, principalmente com a modernização da frota. Todos os ônibus chegaram à Indaiatuba zero quilômetro, equipados com ar condicionado, com equipamentos de acessibilidade e acesso à internet. Usuários do serviço de transporte coletivo passaram a contar com um aplicativo para smartphones que disponibiliza informações de linhas e horários de ônibus em tempo real e permite aos usuários planejar o deslocamento para evitar longos períodos de espera nos pontos de ônibus.

 

2020

Lançamento do sistema Meu Wi-fi. Rede pública de acesso à internet e que está em operação no Paço Municipal e outros 28 prédios públicos, entre eles o Terminal Rodoviário, Praça Dom Pedro II, Ponto Cidadão, UPA 24h, Hospital Dia; Casarão Pau Preto; Bem Viver e Farmácia Unificada.

 

2021

Plano de seccionamento de linhas no transporte coletivo urbano do município. Realizado em três etapas, o seccionamento consistiu em dividir linhas com trajetos longos em viagens mais curtas, o que possibilitou ampliar a oferta de viagens e, como consequência, diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus. A proposta é oferecer mais viagens e, consequentemente, diminuir o período de espera nos pontos de ônibus.

Desenvolvimento da plataforma Minha Vacina. Ferramenta utilizada para o gerenciamento da aplicação dos imunizantes do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A ferramenta lançada na pandemia possibilitou as convocações de inscritos para receber as doses das vacinas. O sistema faz um rígido controle de doses recebidas, pessoas já vacinadas, pessoas cadastradas e ainda um comparativo com outras cidades do Estado.

Desenvolvimento da plataforma de processos e fluxos de trabalho eletrônicos.  Desenvolvida em módulos com o objetivo de trazer maior eficiência aos processos e fluxos de trabalhos da Prefeitura. Inicialmente foram implantados os fluxos de emissão de portarias e assinatura e emissão de contratos.

2022

Implantação da plataforma Minha Indaiatuba. Trata-se de uma plataforma digital de serviços da Prefeitura que conta com um painel de gestão pessoal para acessar informações em 10 abas de serviços: Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa, Meu Bem-Estar, Minha Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. A plataforma foi idealizada em 2020, no auge da pandemia de coronavírus, com a proposta de informar os munícipes sobre a Covid. O acesso é feito pela conta gov.br. Até outubro/2024 a Plataforma Minha Indaiatuba conta com 96.603 usuários únicos.

2023

Aumento de 40 km da rede de filha ótica. Infovia atual com 200km de rede fibra ótica que interligam 340 pontos de monitoramento de segurança e 191 prédios públicos distribuídos em toda a cidade.

Aquisição de 03 vans para o Transporte Especial. Entre 2019 e 2024 foram disponibilizadas três novas vans do serviço de transporte exclusivo para atender usuários com deficiência e dificuldades severas de locomoção, que requerem, em razão de características particulares, a necessidade de um serviço de transporte diferenciado. No total, são 04 vans em operação.

2024

Recarga do cartão de transporte coletivo por aplicativo. O Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Administração e a SOU Indaiatuba anunciaram nesta semana mais uma novidade no serviço de transporte coletivo urbano de Indaiatuba. A recarga de créditos do cartão SOU já pode ser realizada pelo aplicativo SOU Recargas, que está disponível para celulares com sistema Android ou iOs. Com o app, os usuários do serviço terão a comodidade de adicionar créditos do local que estiverem e a qualquer horário do dia, sem enfrentar filas. Pelo celular, é possível escolher o valor que deseja inserir no cartão e fazer o pagamento via pix ou cartão de crédito.

Prefeitura fez ajustes em linhas do serviço de transporte coletivo visando a melhoria contínua de oferta de viagens e ajustando a demanda de passageiros. Passaram por ajustes e alterações as linhas 310, 321, 322, 304 e 317. Este ano também foram feitas alteração do ponto final e ampliação do itinerário da linha 313. Ajustes na linha 325, alterações de itinerário e ponto final da linha 322, ajuste na linha 310 e reativação da linha 314 aos sábados.

Acréscimo de três novos ônibus à frota operacional do serviço de transporte coletivo urbano. Possibilitou a ampliação na oferta de horários das linhas 303, 322 e 328, e extensão do itinerário da linha 328, além de ajustes na programação horária das linhas 318 e 332.

Crescimento de 3,81% do número de passageiros. Até outubro o sistema de transporte coletivo urbano de passageiros de Indaiatuba transportou 5.687.575 passageiros, com estimativa de fechar o exercício 2024, transportando 6.864.659 passageiros, sendo 29,86% de passageiros com gratuidade. Comparando o número de passageiros transportados em 2024 com relação a 2023, houve um crescimento de 3,81% neste terceiro ano pós pandemia, porém, ainda é 18,91% menor em relação a quantidade de passageiros transportados em 2019.

Renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano – 28 veículos 0Km. 25 substituições e três ampliações da frota de transporte urbano. Com a novidade, a frota do serviço de transporte coletivo urbano que era composta por 66 ônibus e mais quatro vans usadas no transporte especial, passou a contar com 73 veículos, no total.

Desenvolvimento de Novas Ferramentas Tecnológicas. Entre as novidades de 2024 que se destacam dentro do Sistema Salus, da Secretaria de Saúde, estão o desenvolvimento e implantação do módulo Pronto Atendimento que contempla todos os processos realizados na Unidade de Pronto Atendimento, como o fluxo de farmácia, radiografia, procedimentos de enfermagem, medicação, retorno para reavaliação, módulo observação, módulo internação, relatórios e monitoração em tempo real das filas; desenvolvimento de relatórios, telas de gerenciamento e ferramentas dentro do sistema Salus e no Minha Indaiatuba para apoiar as decisões da gestão em tempo real; disponibilização do agendamento on-line através de acesso via Minha Indaiatuba; desenvolvimento e implantação da plataforma de telemedicina.

Novos módulos da Plataforma de processos e fluxos de trabalho eletrônicos. A plataforma tem o objetivo de trazer maior eficiência aos processos e fluxos de trabalhos da Prefeitura. Atualmente estão implantados os fluxos de emissão de 15 tipos de documentos, totalizando 57.741 emissões. Além de não haver mais a necessidade de impressão do documento, também foram eliminadas as atividades de transitar fisicamente e arquivar o documento, reduzindo o tempo, os espaços necessários e a quantidade de pessoas envolvidas no processo.

Desenvolvimento da aba Meu Pet na Plataforma Minha Indaiatuba. O Programa Municipal de Microchipagem Animal – Sistema Meu PET reúne informações sobre animais microchipados que poderão ser acessadas pela Prefeitura, por clínicas veterinárias e entidades de proteção animal do município que estiverem cadastradas e pelos responsáveis pelos animais. Até novembro foram cadastrados 49.840 animais, sendo que 21.308 também foram microchipados.

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