Região Metropolitana de Jundiaí promove reunião técnica e convoca cidadãos para pensar as cidades

A reunião entre representantes da Região Metropolitana de Jundiaí e do Governo de São Paulo teve saldo extremamente positivo, avaliou José Police Neto, subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano. O encontro, que aconteceu na terça-feira (29), serviu para que as cidades indicassem seus representantes para participar da Câmara Temática de Planejamento Urbano, que está discutindo políticas públicas de desenvolvimento social e a viabilização de obras estruturantes.

“Nem sempre a produção de riqueza em uma mesma cidade garante produção de equidade, esse é o nosso desafio. Temos nove regiões metropolitanas no estado, mas a de Jundiaí tem uma característica muito especial: são apenas sete municípios, facilita bastante, o território podemos quase que enxergar na sua imensidão. Então vamos fazer esse projeto dar certo e levaremos para o resto de São Paulo como um exemplo a ser seguido”, declarou Police.

Todas as cidades da região metropolitana enviaram suas delegações e aprovaram um regimento interno provisório; são elas: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Itatiba também participou como convidado.

O desafio agora é estabelecer estratégias para a participação ativa da sociedade civil organizada, com a “oportunidade ímpar de liderar esse processo sustentável de desenvolvimento urbano integrado”, explicou Eduardo Trani, assessor especial de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) do Governo de São Paulo.

“Nós vamos cumprir uma disposição legal de que a sociedade civil precisa ter canais de participação direta de ação social por meio de suas organizações, e essa participação é absolutamente vital para referendar as decisões de chamadas governamentais, seja em âmbito do estado ou dos próprios municípios”, disse Trani.

O encontro contou ainda com a presença de Mônica Bartié Rossi, superintendente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e faz parte de uma série que o Governo de São Paulo está promovendo com todas as suas nove regiões metropolitanas, que somam 236 cidades e representam 80% da população e mais de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. O objetivo é reduzir as diferenças socioeconômicas entre os municípios, viabilizando políticas públicas e projetos estruturantes.

Além da Região Metropolitana de Jundiaí, existem as da Baixada Santista, Campinas, São Paulo (capital), Ribeirão Preto, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com