Vigilância Sanitária realiza fiscalização na região do Ouro Verde
A Vigilância Sanitária de Campinas, em conjunto com a Secretaria de Estado, realizou na noite de ontem (quarta-feira, dia 16 de dezembro) mais uma fiscalização para verificar se estabelecimentos estão cumprindo as medidas de controle e prevenção da Covid-19.
Dessa vez, os fiscais percorreram a região do Ouro Verde. A equipe visitou um shopping da região e estabelecimentos nas avenidas Ruy Rodrigues, Arymana e Suaçuna. Foram vistoriados bares, lanchonetes, lojas de espetinhos, padarias, restaurantes, adegas e sorveterias.
A ação resultou em quatro autuações porque foi constatado que trabalhadores, clientes ou frequentadores estavam sem máscara ou usavam o equipamento de proteção de forma incorreta (no queixo).
As autuações preveem cobrança de multa de 400 UFIC´s (Unidades Fiscais de Campinas), o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra.
Durante as inspeções, foram verificados itens como uso de máscaras, respeito ao distanciamento social entre mesas e cadeiras, limitação do fluxo de pessoas, demarcação no piso, disponibilização de álcool em gel e fornecimento de máscaras em número suficiente para os funcionários, placa afixada em local visível sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, cuidados com a higienização dos ambientes e utensílios, entre outros, conforme previstos nas legislações vigentes e Protocolos Sanitários do Município de Campinas, disponíveis em covid-19.campinas.sp.gov.br.
A população também pode denunciar se algum estabelecimento estiver descumprindo as normas sanitárias por meio do 156 ou pelo hotsite da Covid-19 no portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br).
Alerta
A Prefeitura reforça a importância do uso de máscaras e pede a colaboração da população. Vale ressaltar que, o aumento do número de casos positivados no município é um alerta para a intensificação dos cuidados preventivos e a manutenção dos protocolos de segurança para a proteção contra a Covid-19