Trem Intercidades é destaque no tema mobilidade em encontro da RMC

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da abertura do evento sobre gestão pública inteligente e soluções para mobilidade, organizado pelo Conselho da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC) e o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (Imci), com a plataforma Infratech. No tema mobilidade, o destaque foi discutir o projeto do Trem Intercidades (TIC). O evento foi no Royal Palm Plaza Resort, no Jardim Nova Califórnia. 

“O Trem Intercidades é fundamental para a Região Metropolitana de Campinas. Quero reforçar a importância deste modal ferroviário para passageiros porque será uma opção de transporte até São Paulo, além do sistema rodoviário da Anhanguera e Bandeirantes, e vai trazer mais investimento e desenvolvimento para a região”, considerou o prefeito Dário Saadi.

O secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, apresentou detalhes do planejamento e aspectos técnicos para a implantação do TIC e os benefícios para as cidades, para as pessoas e a economia. Segundo Benini, o leilão para definir quem executará as obras do TIC está previsto para 28 de novembro deste ano. O investimento será de cerca de R$ 12,8 bilhões. A 3ª edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, também investirá no TIC. “Conseguimos qualificar o projeto para o PAC e já temos consórcios interessados. A tarifa máxima da passagem está prevista para R$ 64,00”, disse o secretário. 

O TIC percorrerá os 101 km de São Paulo a Campinas em 1 hora e 4 minutos, atendendo Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, com saídas em intervalos de 15 minutos nos horários de pico. A rota que inclui Campinas passará pela área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário, abrangendo o Centro e a Vila Industrial. 

O presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, ressaltou, como parte do tema mobilidade, o desafio de voltar a valorizar as ferrovias no país e a viabilidade do TIC. “Este assunto é vital para a nossa região”, disse. O presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigo Longo, destacou a importância do Infratech, plataforma lançada em 2022, utilizada para levantar e organizar dados das cidades da RMC para a definição de estratégias e ações regionais.

Também participaram os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; de Urbanismo, Carolina Baracat; de Finanças, Aurílio Caiado; e de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Adriana Flosi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com