Operação autua estabelecimento por comércio ilegal de fios de cobre em Campinas
Um estabelecimento no Jardim Baroneza que vendia irregularmente fios de cobre foi autuado durante uma operação conjunta entre Guarda Municipal de Campinas, Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e a empresa de Serviços Técnicos de Campinas (Setec), realizada na noite de ontem, quarta-feira 25 de maio. Neste local, a GM apreendeu 31 quilos de fiação.
O valor da multa ao estabelecimento foi de R$ 4.480,30, conforme prevê o decreto 22.803/23, que proíbe a comercialização ilegal de fios de cobre, alumínio e similares em Campinas, publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Município.
Também durante a ação desta última noite, um caminhão com recicláveis que estava estacionado irregularmente na Praça Bento Quirino foi recolhido ao pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
O veículo, além da infração de estacionamento, não tinha documentação. Na região do Terminal Central de Campinas, a Setec apreendeu bebidas e cigarros que estavam sendo vendidos em solo público sem a autorização da autarquia.
A operação integrada entre a Guarda Municipal e os órgãos administrativos da Prefeitura tem como objetivo fiscalizar locais clandestinos de compra e venda de materiais recicláveis e que são possíveis receptadores de fios e cabos de energia furtados de residências e estabelecimentos comerciais durante a noite e madrugada.