Campinas celebra acordo de cooperação com o Observatório da PUC
A Prefeitura e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) firmaram nesta quarta-feira, 12 de abril, acordo de cooperação para desenvolvimento de projetos acadêmicos vinculados ao Observatório PUC-Campinas e Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O documento foi firmado em cerimônia na Sala Azul pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi; pelo reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior; e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, da pasta responsável pelo acordo.
O objetivo é unir esforços para fazer um diagnóstico contínuo da realidade social do município no sentido de subsidiar as ações de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, para gestão das políticas públicas da cidade, além de promover aproximação dos alunos vinculados aos projetos de extensão com as temáticas regionais.
Dados são instrumentos de gestão, destacou o prefeito, Dário Saadi. “Quando o gestor não tem uma análise mais aprofundada dos dados, muitas vezes a decisão é tomada às cegas”, afirmou. “Temos muitas parcerias em andamento com a PUC e esse acordo com o Observatório, que já é referência em Campinas em análises e levantamentos de dados confiáveis, será fundamental”, complementou.
Segundo o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, é importante articular os macro-dados, que são públicos, produzidos por várias instituições do país, com os microdados da região e realizar uma análise técnica, apoiada em referenciais acadêmicos. “O observatório poderá oferecer dados analisados que ajudem nas decisões nas diversas instâncias da gestão municipal.”
A relevância da futura cooperação para a Prefeitura também foi reforçada pela secretária Adriana Flosi, que destacou o quanto a Universidade e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Justiça trabalharam para a concretização do acordo, além de citar que a excelência do trabalho feito pelo Observatório motivou a busca pela parceria.
Para o secretário de Justiça, Peter Panutto, que participou da construção do acordo, é uma parceria “que já nasce vencedora”. O Observatório fornecerá assessoramento técnico, ao mesmo tempo em que terá acesso a uma rica base de dados.
Sobre o Observatório
Os trabalhos do Observatório PUC-Campinas são desenvolvidos com base na leitura, sistematização e análise de dados publicados ou disponibilizados por diversas organizações públicas e privadas. O projeto foi criado em 2018 e tem natureza acadêmica. Conheça mais sobre a iniciativa em https://observatorio.puc-campinas.edu.br/.
No início da cerimônia, o professor Paulo Ricardo da Silva Oliveira, membro do Observatório, realizou uma apresentação sobre o projeto. Na parceria com a Prefeitura serão entregues informativos mensais com foco municipal com dados sobre atividades produtivas e mercado de trabalho. Também serão produzidos dois relatórios anuais sobre a atividade econômica nos últimos dez anos e sobre as atividades de serviços. Também estavam presentes na cerimônia, os professores da PUC-Campinas, Pedro de Miranda Costa, Eliane Navarro Rosandiski, Cristiano Monteiro da Silva e Vera Lúcia dos Santos Placido; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Gustavo Boccaletti; a diretora de Desenvolvimento em Comércio, Indústria e Serviços, Marina Morelli; e o economista, Matheus Albrecht, ambos da mesma pasta.