Fórum internacional de segurança viária abre Semana da Mobilidade Urbana

Especialistas internacionais e profissionais que atuam na fiscalização e segurança viária em Campinas e Região Metropolitana se reuniram na sexta-feira, 16/09, para o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária. O encontro abordou dados, planejamento de vias seguras e boas práticas em fiscalização de trânsito. Mais de 200 pessoas participaram do evento, que abriu a Semana da Mobilidade Urbana de Campinas 2022 (Semob), no Hotel Premium, no Distrito de Nova Aparecida.   

 A realização tem o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que mantém acordo de cooperação com o município para prevenção e redução de acidentes de trânsito; e da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), organização sem fins lucrativos com sede em Virgínia, EUA, maior associação profissional de líderes policiais do mundo.  A abertura foi realizada pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e pelo diretor nacional da Vital Strategies, Pedro de Paula, representando a Iniciativa Bloomberg. Também participaram da cerimônia o secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias; a responsável pela Coordenadoria de Informações Epidemiológicas da Secretaria de Saúde, Juliana Nativio; e o vereador Luiz Carlos Rossini, representando a Câmara Municipal.  

 “Baseamos nossas ações de segurança viária em estatísticas e dados. Todas as mortes são evitáveis, basta respeitar a sinalização e entender que o nosso comportamento no trânsito pode salvar vidas”, disse Riverete. O presidente da Emdec anunciou um minuto de silêncio em memória da vítima de acidente de trânsito ocorrido na Avenida John Boyd Dunlop, na noite de quinta-feira (15/09).   

Representando a IACP, a Gerente do Programa de Policiamento Global, Madeleine Kramer; e o Gerente de Projetos, Connor Cleary, apresentaram as ações de segurança viária realizadas em São Paulo, Recife e Salvador, focadas na prevenção de quatro fatores de risco para acidentes – excesso de velocidade, uso de álcool ao dirigir (Lei Seca), e ausência de capacete e cinto de segurança.   

A importância do planejamento de vias seguras para a redução dos sinistros de trânsito foi abordada pela especialista de Mobilidade e Ruas Seguras da Iniciativa Bloomberg, Rafaella Basile. Estratégias de moderação de tráfego, preferência à mobilidade ativa e instalação de minirrotatórias foram exemplos mencionados. 

  “É inevitável que os sinistros ocorram, mas, por meio do desenho de vias, construímos cidades mais seguras, diminuindo as chances de morte ou lesões com gravidade para que ninguém pague com a própria vida no trânsito”, reforçou.   

O Coronel da Polícia Nacional de Bogotá, na Colômbia, Omar Gonzalez, compartilhou experiências e boas práticas de fiscalização. Foram apresentadas estratégias para alcançar velocidades mais seguras, englobando ações que envolvem desenho de vias, sinalização, equipamentos de controle e conscientização. 

 “Os usuários estão sujeitos a erros. A sua segurança envolve um amplo trabalho que passa pela conscientização, velocidades adequadas e fiscalização de alcoolemia”, enfatizou Gonzalez.  

A Gerente de Educação para Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani, apresentou dados sobre o cenário da segurança viária em Campinas, trazendo exemplos do trabalho realizado pela Emdec e Setransp nos seguintes eixos: Gestão de Dados e Evidências; Mobilidade e Engenharia Viária; Educação para Mobilidade e Comunicação; e Fiscalização.  

 Dado inédito apresentado no Fórum aponta que, no primeiro semestre de 2022, houve uma redução de 17,65% nos óbitos de motociclistas na cidade em relação ao mesmo período de 2021. Foram 14 óbitos neste período em 2022 e 17 em 2021. Ao longo de 2021, 1 motociclista foi morto a cada 5 dias, totalizando 69 óbitos no ano. Nos últimos meses, a Emdec lançou duas campanhas de conscientização sobre segurança viária – “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes fatais na Avenida John Boyd Dunlop; e 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), focada na redução dos acidentes envolvendo motociclistas.   

 Fiscalização como ferramenta para segurança viária  

As principais ações de fiscalização realizadas pela Emdec, nos eixos de trânsito e transporte, foram apresentadas pelo Gerente da Divisão de Operação e Fiscalização da Emdec, Claudionir De Sá. O trabalho conjunto com as forças de segurança, concessionárias e agências de transporte foram enfatizados. O papel fundamental desempenhado pelos agentes da mobilidade urbana, como foco na defesa da vida no trânsito, também foi destacado.  Uma mesa redonda encerrou o Fórum e discutiu a importância das ações integradas de fiscalização para a segurança viária em Campinas, mediada pelo representante da IACP, Coronel João Ferreira Neto. Participaram do debate o Gerente de Operação e Fiscalização da Emdec, Claudionir De Sá; a Superintendente da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares; o Tenente-Coronel do 8º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Henrique Rosas; o Capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Wagner Pedron; e o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito em Campinas, Diego Vido Faria; a Emdec foi representada pelo Gerente de Operação e Fiscalização.  

O Fórum contou ainda com a presença do Coronel do Policiamento do Interior 2, Rodrigo Arena; do comandante do 35º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Wilson Cardoso Junior; do Subcomandante do 4º Batalhão de Policiamento Rodoviário, Major Francisco Pane Neto; e do Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros de Campinas, André Luiz Bicudo. 

 Semob 2022    

A Semana da Mobilidade Urbana de Campinas 2022 (Semob) ocorre no período de 16 a 29 de setembro; e contempla diversas ações de educação para a mobilidade para sensibilizar e mobilizar diversos setores da sociedade sobre segurança viária, com foco na preservação de vidas no trânsito. A programação completa está disponível no www.emdec.com.br/semob.   

Semana da Mobilidade prossegue até o dia 29 com diversas ações educativas

Diversas atividades de sensibilização estão sendo realizadas pela Emdec durante a Semana da Mobilidade Urbana de Campinas (Semob 2022), que segue até o dia 29 de setembro. O objetivo é envolver diversos setores da sociedade na discussão sobre mobilidade urbana e segurança viária. 

“A Semob é um convite para refletirmos sobre as escolhas diárias que fazemos no trânsito. Por meio de variadas atividades, queremos estimular a população a se unir ao Poder Público para, juntos, preservarmos vidas no trânsito”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, a partir das 16h, motociclistas serão orientados sobre escolhas seguras no trânsito durante blitz educativa, que ocorre no estacionamento do Cobasi, na Avenida Ruy Rodriguez, 1.850, no Jardim Novo Campos Elíseos. A ação é parte da Campanha 3Rs (Respeite, Reduza, Repense).  

Em alusão ao “Dia Mundial sem Carro”, a Semob planeja atividades da Jornada “Na Cidade, sem meu carro”, previstas para quinta-feira, 22 de setembro. A ideia é promover a mobilidade ativa, coletiva e não motorizada.  

Na sexta-feira, 23 de setembro, um episódio da série “Sinistros”, realizada em parceria com o grupo “O que te assombra?”, será exibido na Praça Carlos Gomes, das 9h às 15h. A série traz relatos ilustrados de ocorrências de trânsito fatais registradas no município. O episódio desta sexta destaca a atuação dos agentes da mobilidade urbana nas ocorrências, em alusão à data que homenageia a categoria.  

Para os dias 23 e 24 de setembro, estão sendo programadas abordagens da Campanha “Beber e dirigir pode matar”, em bares da cidade. Educadores farão uso educativo do bafômetro para alertar sobre a combinação de álcool e direção como fator de risco para acidentes.  

No dia 27 de setembro, haverá uma simulação de ponto cego realizada em parceria com a concessionária CCR AutoBAn, na empresa VB Transportes. Motoristas do transporte público coletivo e ciclistas serão orientados sobre segurança no trânsito. Outra atividade simulará a passagem do ônibus pela lateral do ciclista, enfatizando a importância de reduzir a velocidade.    

Comunidade escolar 

A Semob mobiliza ainda as instituições de ensino. Nesta terça-feira, 20 de setembro, das 8h às 21h30, ocorre o Dia “D”, que levará palestras sobre mobilidade e segurança viária a escolas técnicas de Campinas, em parceria com alunos e professores da área da saúde.  

Entre os dias 26 e 28 de setembro, das 8h às 17h, a Praça de Esportes Emil Rached, no DIC 6, região do Ouro Verde, recebe o minicircuito de trânsito itinerante, que simula, de forma lúdica, a circulação pela cidade. O objetivo é ensinar sobre mobilidade segura a crianças do Ensino Fundamental, enquanto um Teatro de Fantoches atinge a Educação Infantil para o mesmo fim.

E no dia 29 de setembro, às 9h30, a Emdec inaugura, em sua sede, na Vila Industrial, um Centro Educativo, que trará exposições permanentes e temporárias. O trabalho dará suporte a projetos pedagógicos de educação para mobilidade, voltados a crianças, jovens e adultos.  

Mobilidade ativa, fiscalização e segurança viária  

A Semana da Mobilidade Urbana de Campinas foi aberta no último dia 16, com o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária. O encontro reuniu mais de 200 gestores e profissionais das forças de segurança, além de especialistas internacionais, para debater dados, planejamento de vias seguras e boas práticas de fiscalização de trânsito.  

Já no sábado, 17 de setembro, a Emdec sediou uma oficina sobre mobilidade urbana sustentável e o direito à cidade com jovens em processo de desacolhimento do Projeto Trilhar, da Fundação Esporte Arte Cultura (FEAC). Na mesma data, as ações da Semob foram levadas ao evento Assiste Campinas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Florence. A população pôde sentir na pele os perigos de beber e dirigir ao experimentar óculos que simulam embriaguez.  

E no domingo, 18 de setembro, mais de 500 pessoas participaram do Passeio Ciclístico no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Realizada no contexto do 3º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região, a atividade teve como parceira a Associação Ciclo Ativo Campinas. 

A 1ª Semana da Mobilidade Urbana de Campinas, criada em 2022, substitui a Semana Municipal do Trânsito (Semutran), instituída pela Lei Municipal nº 11.387/2002. As atividades estão alinhadas ao Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A programação completa pode ser acessada no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/semob.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com