Município inicia testagem para a Covid-19 em unidades prisionais de Campinas
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, no último dia 5 de novembro, uma testagem de casos de Covid-19 em trabalhadores e detentos nas unidades prisionais de Campinas. A informação foi divulgada pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo na internet na tarde desta segunda-feira, dia 9 de novembro.
A testagem é feita em parceria com o laboratório Hilab, assim como nos inquéritos realizados nas secretarias de Saúde, Educação e Segurança e com os motoboys.
As coletas de exames estão sendo realizadas no Centro de Detenção Provisória (CDP), Centro de Progressão Penitenciária Professor Ataliba Nogueira de Campinas e Penitenciária Feminina de Campinas. A Secretaria de Saúde conta com o apoio dos presídios e do Exército na realização da testagem.
Serão testadas cerca de 4,5 mil pessoas entre trabalhadores e presos. A expectativa é que o trabalho seja concluído até o final deste mês.
Teste
O teste detecta, por meio de exame de sangue (uma gota), se a pessoa produziu anticorpos, recentemente ou há mais tempo, contra o novo coronavírus.
A plataforma Hilab faz a leitura da gota de sangue e envia dos dados para uma central. O resultado é conhecido cerca de 15 minutos depois. A pessoa testada pode receber o resultado no e-mail ou no celular.