Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 5,5 pontos, diz pesquisa
Números da pesquisa mais recente do Instituto Paraná Pesquisas para presidente da República, divulgados nesta terça-feira (2), apontaram uma redução de meio ponto percentual na diferença entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, os dois estariam separados atualmente por 5,5 pontos percentuais.
Os números da pesquisa estimulada – quando a lista de candidatos é apresentada aos entrevistados – indicam que Lula está com 41,1% das intenções de voto ante 35,6% de Bolsonaro. Na pesquisa divulgada em julho, a diferença entre os dois era levemente maior, com o petista registrando os mesmos 41,1% atuais e o atual presidente com 35,1% da preferência.
Além dos dois primeiros colocados, também são citados na análise estimulada os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7,9%; Simone Tebet (MDB), com 1,8%; e André Janones (Avante), com 1,7%. Os demais concorrentes ao pleito presidencial registraram menos de 1% das intenções de voto.
O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores de 161 municípios brasileiros. As entrevistas foram realizadas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal entre os dias 28 de julho e 1° de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05251/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.