Campinas sagra-se campeão do JOMI 2022 Jogos Abertos da Melhor Idade
Campinas é a grande campeã dos JOMI – Jogos Abertos da Melhor Idade, que reúne atletas na faixa etária partir dos 60 anos. A conquista veio na fase final, com uma virada fantástica nas duas últimas provas desta edição, disputada em Pindamonhangaba (SP).
As medalhas de ouro conquistadas no vôlei adaptado feminino, categorias A e B, fizeram a diferença. Quando as atletas entraram na quadra, Sorocaba e Osasco estavam à frente, mas em pouco mais de uma hora, tudo se transformou.
Computando-se todas as modalidades, foram 12 medalhas no total. É o bicampeonato nos Jomi, a vitória deste ano repetindo o prêmio máximo obtido em 2016, aqui em Campinas. Entre as conquistas, há muitas histórias de superação, e um exemplo é a medalha de bronze no tênis de mesa alcançada por Nestor Schenkel, aos 91 anos de idade, uma referência em todas as competições.
Com 54 atletas qualificados para os Jogos Abertos da Melhor Idade 2022, Campinas conseguiu ótimos resultados, alcançando o título com 72 pontos. Esses números foram alcançados muito em função da superação apresentada pelos atletas campineiros, em todas as modalidades disputadas.
O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, enalteceu o comprometimento de cada atleta, que representou a cidade com enorme satisfação. “É exemplar, chega a ser comovente como os nossos atletas se orgulham em competir por Campinas. Eles seguem escrevendo o nome da cidade na história do esporte”, ressaltou.
As medalhas
O vôlei adaptado feminino A mostrou a habitual competividade e não deu chances a Ribeirão Preto, ao vencer por 2 sets a 0, com parciais de 15/11 e 15/11. Com a mesma disposição, o Feminino B superou um adversário de grande potencial e chegou a 2 a 0 sobre São José do Rio Preto, com as parciais de 15/10 e 17/15.
A contribuição para assegurar o título veio também da dança de salão, sendo medalha de prata, com a dupla Valdir e Yolita, na categoria B. Já o bronze foi conquistado pela dupla Rubens e Irene, na categoria C.
O atletismo foi primoroso. Edgar Gomes Pessoa conquistou o ouro nos 800 metros e Valfrides Aparecido Rodrigues garantiu a prata nos 1.500 metros.
Quem foi para a piscina também alcançou resultados valiosos, como Kenji Shimizu, em dose dupla: prata nos 25 metros nado livre e bronze nos 25 metros nado costas. No feminino, Deolinda Piton, uma das mais experientes nadadoras do país, conquistou a medalha de prata nos 25 metros nado costas.
No campo de saibro, na modalidade tênis de campo, as duplas feminina e masculina se superaram. Vitor Dias e Luiz Henrique Francisco despacharam todos os adversários e vibraram com o ouro. Terezinha de Jesus Broch Canola e Maria do Perpétuo Socorro Carvalho Zold ficaram com o bronze.
A trajetória vitoriosa da delegação de Campinas, segundo o diretor de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, Angelo Diniz (Chinês), é o resultado de um trabalho sério que culmina em conquista. “Parabenizo a todos os atletas pela seriedade e envolvimento. É um esforço coletivo executado também pelo nosso secretário Vanin, que se estende aos professores, coordenadores e colaboradores. É resultado do esforço de todos”, concluiu.