Bolsonaro: perdão a Silveira é ‘simbolismo’ da garantia da liberdade
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira, 22, que a decisão de conceder perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) é um “simbolismo” da “garantia da nossa liberdade” e afirmou ser necessário “conquistá-la” e “mantê-la dia após dia”.
As declarações foram dadas em Porto Seguro, na Bahia, em evento que comemorou os 522 anos do Descobrimento do Brasil. “Vocês devem saber também como as decisões muitas vezes são difíceis. Mas eu sei que pior que uma decisão mal tomada é uma indecisão.”
Na quarta-feira 20, o plenário do Supremo Tribunal Federal condenou Daniel Silveira a oito anos e nove meses de prisão por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a instituições. Os ministros também votaram para cassar o mandato do deputado, suspender seus direitos políticos e determinar o pagamento de multa de cerca de R$ 192 mil.
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), também citou em discurso o perdão a Daniel Silveira e criticou os ministros do Supremo. “Todo o povo brasileiro comemorou, sim, o seu ato contra aqueles covardes que dizem que representam o nosso Judiciário. É uma vergonha que nós temos em nosso país. Mas com a sua reeleição nós vamos dar o troco a todos eles.”
O presidente citou várias vezes a palavra “liberdade” e disse, novamente, que ela é mais importante que a própria vida. Bolsonaro estava acompanhado do filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), do deputado Hélio Lopes (PL-RJ) e do deputado João Roma (PL-BA), pré-candidato ao governo da Bahia.