Centavos que podem mudar a vida de milhares
Acreditamos que por meio da educação é possível garantir um melhor desenvolvimento social, cultural e econômico das pessoas. Deixo, neste texto, uma reflexão para todos os líderes empresariais: arredonde.
Na última semana, anunciei que o Burger King teria atingido R$ 2 milhões arrecadados para o Movimento Arredondar. Hoje, decidi refletir e contar um pouco dos principais motivos que nos fazem apoiar à causa da educação.
Vivemos no maior país da América do Sul e, neste momento, enfrentamos um período de grandes desafios e aprendizados. Mais do que nunca, precisamos, enquanto indústria e companhia, fomentar a união entre empresas, iniciativas e projetos que reforcem a importância do suporte e apoio ao próximo, em todas as esferas da sociedade.
Há anos, o Burger King tem buscado apoiar, em âmbito global, projetos de cunho educacional e inclusão social, como MCLamore Foundation, uma organização sem fins lucrativos que realiza parcerias com outras ONGs focadas em bolsas de estudo, alfabetização e criação de ambientes de aprendizagem sustentáveis.
No Brasil, nos deparamos com um cenário em que – infelizmente – mais de 23,3 milhões de pessoas vivem em situação de vulnerabilidade social. Segundo o IBGE, 25% de toda a população brasileira, composta por cerca de 209,5 milhões de pessoas, não têm acesso à educação. Foi por isso que entendemos a necessidade de fazermos algo e, mais do que isso, de nos comunicar para que mais empresas e pessoas pudessem compreender a dimensão desses dados – e do que eles representam.
Portanto, aqui no País, nós também decidimos fazer a diferença. Indo ao encontro do que acreditamos e defendemos, firmamos uma parceria entre Burger King e o Movimento Arredondar, iniciada em abril de 2018, em prol da educação. Para as pessoas que ainda não conhecem, o Arredondar é uma ONG que se une a grandes empresas para apoiar outras ONGs, arrecadando microdoações por meio arredondamento do troco.
Essa é uma das razões para que, há dois anos e meio, em mais de 600 lojas do Burger King no Brasil, os clientes tenham a oportunidade de arredondar o valor total de suas compras para o número cheio, por exemplo, R$ 21,80 viram R$ 22,00. Esses centavos arrecadados são destinados à organizações selecionadas pelo projeto Arredondar para garantir auxílio às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em 2019, também iniciamos as arrecadações nos restaurantes de Popeyes, hoje já estamos em todas as unidades abertas.
Hoje, estamos celebrando a marca de 2 milhões arrecadados para o Movimento Arredondar. Com este montante, o Burger King se tornou o maior parceiro doador do projeto. Esse valor é o resultado de todos os centavos doados por nossos clientes, o que totaliza mais de 11.420.000 atos de doação – cerca de 547 doações por hora – e que têm como destino 13 organizações sociais certificadas que atuam promovendo educação de qualidade e inclusão social.
Dentre essas organizações, gostaria de mencionar um grande projeto realizado por uma das ONGs que pudemos apoiar ao longo dos últimos anos: a Oca Escola Cultural, instituição que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, por meio da arte e cultura brasileira.
Com o suporte proveniente dos arredondamentos feitos pelos clientes do BK, o projeto impactou de forma direta a rotina de 540 alunos da ONG, por meio da realização de atividades diárias. Indiretamente, mais 2.700 pessoas foram impactadas a partir das ações e diálogos realizados pela Oca em escolas públicas parceiras.
Outras organizações apoiadas pela nossa parceria com o Movimento Arredondar são: Acompar, AFESU, CENPEC, CPCD, Escola de Gente, Instituto Constelação, Instituto Criar, Instituto Ponte, Movimento Terra Livre, ITS Brasil, Projeto Uerê e Todos pela Educação.
Acreditamos que por meio da educação é possível garantir um melhor desenvolvimento social, cultural e econômico das pessoas. Deixo, neste texto, uma reflexão para todos os líderes empresariais: arredonde. Com centavos podemos transformar e promover um futuro melhor para milhares de pessoas no Brasil. Sabemos que ainda temos muito por fazer, mas também enxergamos que estamos no caminho certo.
Iuri Miranda é CEO do Burger King Brasil, uma das empresas apoiadoras do Movimento Arredondar.