Sociedade e servidores públicos unidos no combate à dengue

Segundo a prefeitura de Campinas, índice de amostras com larvas do mosquito transmissor passou de 39% para 90% entre outubro de 2022 e janeiro deste ano. Até o dia 31 último, a cidade já contabilizava 36 casos confirmados. Prevenção é fundamental para evitar surto.

“Neste momento em que ainda estamos enfrentando as sequelas da pandemia de Covid-19, contra a qual haverá nova rodada de vacinação, é fundamental combatermos a dengue, outra ameaça à saúde pública”, salienta Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Nesse sentido, ele enfatiza a importância de se eliminarem os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
 

“Nessa luta cabe uma parceria das famílias e de toda a sociedade com os servidores da saúde e agentes ambientais dos municípios, visando ao bem comum e à prevenção do que pode ser uma grave epidemia”, observa o dirigente. É necessário que as pessoas mantenham caixas d’água fechadas e não deixem desprotegidos recipientes, embalagens, pneus velhos, outros objetos e plantas que possam acumular o líquido, no qual os mosquitos procriam e se proliferam.
 

Ao aparecimento de sintomas, como febre alta, dores musculares intensas, de cabeça e nos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo, deve-se procurar assistência médica de imediato. “A população pode contar com os servidores da saúde nessas situações. Para isso, as famílias também devem contribuir quando receberem visitas de agentes das prefeituras em busca de focos do mosquito. Este é um trabalho crucial para o combate à dengue”, frisa Artur Marques.
 

Também é importante estar atento à identificação do agente de saúde antes de permitir acesso à residência. Os funcionários circulam em carros oficiais, trabalhando sempre uniformizados, e realizam a vistoria apenas com o acompanhamento do morador. Em caso de dúvida, deve ser consultado o órgão municipal responsável pelo serviço.
 

O presidente da AFPESP afirma que “a confiança nos servidores públicos, a colaboração com seu trabalho e a soma de esforços de toda a sociedade serão muito importantes para reverter os riscos de uma epidemia de dengue neste verão e estação de chuvas”.
 



Sobre a AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 240 mil associados.
 

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com