Fatec Campinas participa de evento sobre sustentabilidade


Entre os dias 17 e 19 de março, dois estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas apresentam projetos na segunda edição do Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade (Conpis).

Com o objetivo de promover o diálogo entre docentes, pesquisadores, profissionais do mercado e empresas, o evento também pretende estimular mudanças e avanços conceituais e teóricos.

Além disso, serão apresentadas estratégias e recursos inovadores.Realizado anualmente, o congresso é online, com transmissão pela plataforma Even3. A programação inclui conferências, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos.

A Fatec Campinas será representada pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial Maiara Cristina Gomes Damasceno e Nedson Jesus dos Santos. Os projetos foram orientados pela professora Doralice Luro Balan.

Contabilidade Ambiental
Maiara apresenta o trabalho intitulado Relevância da Contabilidade Ambiental e a escassez da mão de obra qualificada. Ela discute como a área de sustentabilidade é pouco explorada e disseminada na contabilidade. Considerando a importância e a complexidade do tema, é necessário incentivar e promover a contabilidade ambiental, tema de pouca aderência e oferta nas instituições de ensino. “Participar pela primeira vez de um congresso está sendo emocionante, é uma mistura de nervosismo e animação. Há uma sensação de empolgação ao estar com profissionais da mesma área, que se reúnem para compartilhar suas experiências e conhecimento.”Durante o evento, a estudante espera aprender coisas novas e conhecer pessoas que se destacam na área de meio ambiente. “Será crucial para o meu crescimento profissional e acadêmico, que ficará marcado na minha memória.

Gestão Ambiental
Sustentabilidade Ambiental e a reutilização de óleos vegetais é o tema do trabalho apresentado por Nedson. Formado também no curso técnico de Agropecuária pelo Instituto Federal Baiano (IF), o aluno usa sua experiência e a compartilha com os colegas da Fatec. “Trouxe o meu conhecimento sobre as atividades práticas realizadas na área de gestão ambiental, relacionados a temas como reflorestamento e a preservação de rios e nascentes.”O estudante pretende levar ao congresso seu entendimento sobre a importância de utilização de práticas sustentáveis na vida cotidiana e empresas. “Precisamos de mais ações sustentáveis para que os recursos naturais não se esgotem e possam ser utilizados por futuras gerações, deixando de prejudicar o meio ambiente. É um evento importante e vai agregar na minha experiência como acadêmico e também na sociedade.”

Programação17 de março (sexta):Das 9 às 10 horas (conferência): 
Práticas interdisciplinares e Sustentabilidade, com a bióloga, editora-chefe e diretora-geral da Reconecta Soluções Educacionais, Eliza Carminatti Wenceslau; e do biólogo e professor de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, Maxwell Luiz da Ponte;

Das 10 às 11 horas (palestra): Monitoramento da água no Brasil, com o agrônomo e especialista em Gestão de Recursos Hídricos, David B. S. Teixeira;

Das 11 às 12 horas (palestra): Dos pares da academia à sociedade: como falar sobre ciência de forma assertiva, com a doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Ana Beatriz Tuma.

18 de março (sábado):
Das 9 às 11h30 (minicurso): ODS – Dos primeiros impactos ambientais até os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com Eliza Carminatti Wenceslau;

Das 14 às 15 horas (oficina): Por uma moda mais sustentável: Caminhos e desafios, com a mestra em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), Claudia Castanheira Cardoso. Atualmente, realiza projetos e pesquisas nas áreas de Análise Crítica do Discurso, com ênfase em estudos sobre sustentabilidade e problemáticas socioambientais, por meio de uma perspectiva Decolonial e Ecofeminista;

Das 14 às 18 horas (apresentação de trabalhos): Seção de apresentação de trabalhos, com Eliza Carminatti Wenceslau e Maxwell Luiz da Ponte.19 de março (domingo):

Das 9 às 18 horas (palestra): Seção de comunicação científica “Dimensões da Sustentabilidade”, com Eliza Carminatti Wenceslau e Maxwell Luiz da Ponte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com