Vendas online e pelo celular disparam na Black Friday 2019

A Black Friday 2019 impulsionou o movimento do varejo, principalmente no comércio online. Um levantamento da empresa de serviços financeiros Cielo aponta para uma melhora nas vendas deste ano em comparação com 2018.

No acumulado entre quinta-feira (28) e sábado (30), o aumento foi de 17,3%. De acordo com o presidente da Fundação Procon, Fernando Capez, o balanço de reclamações da Black Friday também foi positivo.

“O Procon fez uma campanha muito grande, muito forte, antes da Black Friday, orientando os fornecedores e alertando os consumidores. O resultado é que estamos tendo, neste momento, mais consultas do que denúncias. Então isso realmente é animador, sinal que o fornecedor está mais cuidadoso”, ressaltou.

O faturamento do comércio eletrônico chegou a R$ 3,2 bilhões entre quinta e sexta-feira. Na comparação com a Black Friday do ano passado, o aumento foi de 20%

Além disso, foi registrado um crescimento de 25% no número de pedidos. Os dados são da Ebit|Nielsen, empresa de pesquisa de mercado e monitoramento de dados.

O levantamento aponta, também, para uma alta significativa nas compras feitas por dispositivos móveis. Nos dois dias de acompanhamento, 55% das compras feitas no comércio eletrônico foram realizadas em celulares.  Na comparação com o ano passado, o crescimento foi de 103%.