• Ouça Ao Vivo:

Serra Negra conta com testes rápidos para COVID-19

A Secretaria de Saúde de Serra Negra recebeu, nesta semana, do Ministério da Saúde, 340 testes rápidos para detecção da Covid-19.

A distribuição está sendo realizada por etapas e distribuída de maneira gradual aos municípios de todo o país.

Os testes, entretanto, não estão disponíveis à população em geral, estando reservados aos grupos prioritários. Desta forma, eles terão como populações-alvos e exclusivas, indivíduos com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória) e devem estar vinculados aos seguintes grupos:

1. Profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde (APS), hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto-atendimento (UPA);

2. Profissionais de segurança em atividade;

3. Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal (SG) que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade;

4. Pessoas com 60 anos ou mais;

4.1 Sejam as residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI);

4.2 Os portadores de comorbidades de risco para complicação de COVID-19;

4.3 Demais pessoas que apresentem sintomas com mais de 60 anos.

“Os testes somente deverão ser aplicados em pessoas cujos sintomas compatíveis com síndrome gripal tenham se iniciado há pelo menos 8 (oito) dias. Isso porque, antes desse período, ele não é capaz de detectar a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19”, destaca a secretária municipal de Saúde, que acompanhou a entrega dos testes com a articuladora municipal da Vigilância Epidemiológica, Claudia Rielli, coordenadora da Vigilância em Saúde.  

“No entanto, vale frisar que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico e somente deverá ser utilizado de acordo com os critérios acima citados. Portanto, cabe aos profissionais de saúde o uso adequado desses testes disponibilizados a fim de garantir o maior benefício com a maior segurança para a população”, finaliza a secretária.