O que muda na rotina de atendimento dos serviços municipais ao público

Com o intuito de intensificar as medidas de prevenção e contenção ao novo coronavírus no município, a Prefeitura de Campinas está tomando uma série de medidas restringindo o contato social e a alta circulação de pessoas.

A recomendação aos cidadãos é para que evitem o atendimento presencial e procurem os canais online ou por telefone.

 

Conheça as orientações e medidas adotadas pelo Município:

 

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Paço Municipal

O horário de atendimento à população no Paço Municipal, para casos em que a presença seja necessária, é das 10h às 15h.

Servidores com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, que tenham doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico, com exceção daqueles que atuem em serviços essenciais e que por sua natureza necessitem de funcionamento ininterrupto devem trabalhar de casa.

Os funcionários que retornem de viagem internacional devem ficar em casa por sete dias a contar da data de regresso ao país. Nos demais casos, cada secretaria municipal define o esquema de trabalho com os servidores.

O cidadão pode entrar em contato para tirar dúvidas e receber orientações pelo telefone 156.

 

Saúde

Foram suspensas as licenças-prêmio e férias de todos os profissionais da Saúde.

Centros de Saúde, unidades de Pronto Atendimento e os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde funcionam normalmente.

O 160 está disponível para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A tendência é a suspensão gradativa todas as cirurgias eletivas, que não oferecem risco ao paciente. Isso exclui as cirurgias cardíacas, oncológicas e outras consideradas como emergência médica que não podem ser adiadas.

 

Assistência Social

Serviços para idosos estarão suspensos a partir de 23 de março. Aqueles que atendem crianças e adolescentes, bem como os que prestam serviço à população em situação de rua, continuam com o atendimento normal, obedecendo às regras de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde.

 

Planejamento e Urbanismo

A partir desta sexta-feira, dia 20 de março, o horário de atendimento será das 10h às 15h.

Departamento de Urbanismo - O atendimento presencial será feito com até quatro pessoas por vez, por ambiente, quando estritamente necessário e mediante agendamento prévio via Portal do Cidadão. A fiscalização fará agendamento para retirada de multas e outros assuntos. Acesso aos serviços online pelo site https://appo.campinas.sp.gov.br/

 

Departamento de Planejamento - O atendimento será agendado e, sempre que possível, deverá ser realizado por telefone ou e-mail. 

 

Departamento de Informação, Documentação e Cadastro -  O atendimento será limitado a oito pessoas ao dia no Espaço Cidadão. No 18º andar serão atendidas oito pessoas por coordenadoria.

 

Segurança Pública

A Guarda Municipal de Campinas mantém suas operações normalmente, com o patrulhamento preventivo, atendimento de ocorrências e solicitações da população. As audiências, publicações e intimações aos servidores e advogados pela Corregedoria da Guarda Municipal de Campinas estão suspensas no período de 18 a 31 de março. A exceção será de processos administrativos disciplinares em que haja a necessidade de afastamento preventivo do servidor. Neste período, o Cartório da Corregedoria terá atendimento ao público restrito, com equipes em trabalho escalonado, das 8h às 14h.

 

Porta Aberta

O atendimento presencial ocorre apenas com agendamento prévio dos serviços indisponíveis na web. Seguem links:

 

Finanças:

Ambiente Exclusivo: http://www.campinas.sp.gov.br/ambiente-exclusivo/

Serviços Online: www.campinas.sp.gov.br/fin-online

E-mail: sac@campinas.sp.gov.br

Chat: www.campinas.sp.gov.br/sac-portaaberta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Atendimento telefônico: (19) 3755-6000 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Concursos

A Prefeitura de Campinas vai manter as reuniões de preenchimento de vagas, agendadas para os próximos dias. As reuniões serão feitas no Salão Vermelho.

 

Postos do Agiliza Campinas

Os serviços oferecidos nas subprefeituras do Campo Grande, Ouro Verde, Barão Geraldo e Sousas/Joaquim Egídio funcionam nos horários de costume, mas o atendimento está restrito a quatro pessoas por vez.

Já no Agiliza Nova Aparecida, o atendimento está suspenso temporariamente.

 

Escolas e creches municipais

Todas as unidades públicas e privadas de ensino ficam fechadas a partir de segunda-feira, dia 23 de março.

 

Procon

Recomenda aos consumidores a utilização dos canais digitais (aplicativo e site), que se encontram à disposição 24h por dia. Acesso no https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento-consumidor.

As dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 151.

 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT)

O atendimento ao público nas unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande passa a ser feito somente mediante agendamento por meio do telefone 156.

O serviço de intermediação de mão de obra do Sistema Nacional de Emprego (SINE) atenderá três pessoas a cada meia hora, das 7h30 às 17h30.

Atendimento do Seguro Desemprego atenderá um pessoa por hora, das 8h às 16h.

O serviço de atendimento ao microempreendedor individual (MEI) acolherá uma pessoa a cada trinta minutos, das 8h às 16h.

O Banco do Povo Paulista atenderá uma pessoa a cada meia hora, das 10h às 16h.

Os programas de Economia Solidária (feiras e cooperativas) e Primeiro Emprego/Aprendiz Campinas atenderão somente por telefone e visitas nos locais.

Já os serviços de orientação de currículos, entrevista de emprego, marketing pessoal e dinâmicas de grupo estão suspensos por tempo indeterminado.

 

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Bosques e Parques

Fecham a partir desta quinta-feira, dia 19 de março. O funcionamento está suspenso por tempo indeterminado.

 

Praças de Esporte

As praças de esporte do município, o ginásio do Parque Taquaral e as piscinas estão fechados por tempo indeterminado, inclusive para treinos.

 

Equipamentos culturais e eventos

Bibliotecas, teatros e museus permanecem fechados. 

 

SERVIÇOS MUNICIPAIS

Castramóvel

Está suspenso por tempo indeterminado. As pessoas que tinham agendamento para castrar cães e gatos na região do Campo Grande e do Jardim São José serão contatadas, por telefone, pela equipe do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal para novo agendamento, assim que o serviço puder ser retomado.

 

Transporte público

Os ônibus estão recebendo reforço na higienização. Os que não tem ar condicionado devem circular com janela aberta e os que tem – são 140 ônibus com o equipamento – o próprio aparelho já faz a circulação normal do ar.

Está sendo realizado o redimensionamento e adequação das linhas, com algumas modificações de horários.

A orientação para evitar aglomerações nos terminais urbanos e principais pontos de embarque é que sejam utilizados somente por usuários do transporte que necessitem realizar algum deslocamento essencial.

As medidas no transporte público são tomadas dia após dia, de acordo com a evolução da pandemia, demanda de passageiros e dinâmica da operação. 

Para saber, em tempo real, a chegada do ônibus no ponto, a população deve acessar o aplicativo “Busão na Hora”, que pode ser baixado nas lojas virtuais de aplicativo . 

 

“Operação Lagoa” e a ciclofaixa de lazer Taquaral/Norte-Sul

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) cancelou, por tempo indeterminado, a realização da “Operação Lagoa” e da ciclofaixa de lazer Taquaral/Norte-Sul aos domingos e feriados. A suspensão vale a partir deste domingo, dia 22 de março.

 

Ciclovias

É possível andar de bicicleta nas ciclovias  dos distritos do Campo Grande, Barão Geraldo, Nova Aparecida, e nos canteiros centrais das avenidas Washington Luiz, Baden Powell, Theodureto de Almeida Camargo, Norte-Sul e Mackenzie (Isaura Roque Quércia).

 

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Ceasa Campinas

Funcionamento normal para manter o abastecimento.

A Central de Abastecimento de Campinas intensificou as medidas de higiene e capacitação dos operadores, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

Para conferir os horários de funcionamento, acesse http://www.ceasacampinas.com.br/ .

 

Cohab Campinas

Desde terça-feira, 17 de março, os atendimentos estão suspensos em toda a companhia. Apenas os casos emergenciais serão atendidos, mediante agendamento prévio, pelo telefone 3119-9500.

 

IMA

Funciona normalmente, obedecendo às regras recomendadas pelas autoridades de Saúde.

 

Sanasa

A partir da quinta-feira, 19 de março, todos os postos de atendimento estão fechados. Somente a sede na Avenida da Saudade, 500, e os postos do Agiliza Campinas vão permanecer abertos, porém com restrição na quantidade de atendimentos. Apenas quatro pessoas serão atendidas por vez.

Nas demais agências, os atendimentos serão feitos via telefone:

Agência Castelo - 3348-5700

Agência Londres - 3348-5701 / 3348-5702 / 3348-5703

Agência Taquaral - 3348-5704 ou 3348-5705

Agência Centro - 3348-5706

 

Setec

O atendimento da Divisão de Ocupação do Solo Público está ocorrendo apenas via telefone ou internet. Somente a funerária realiza atendimento presencial.

 

Cemitérios

Os cemitérios municipais - Saudade, Conceição (Amarais) e Sousas - permanecerão fechados para visitas. O funcionamento será apenas para sepultamentos.

Os velórios também sofreram alteração. A autarquia está orientando as famílias a reduzirem o horário e também o número de pessoas presentes no local. 

 

Feiras noturnas

Por serem mais uma opção de compras aos munícipes em ambiente aberto e próximo da residência, as feiras noturnas continuam a funcionar de terça a sexta-feira, das 17h às 22h. Estão suspensas as apresentações musicais e o espaço kids. A praça de alimentação será instalada com número menor de mesas e maior espaço entre as mesmas, sem as tendas de cobertura.

Todas as bancas disponibilizam álcool gel para feirantes e público. Os banheiros químicos terão toneiras e sabonete para higienização das mãos. Os frequentadores serão orientados a comprar os produtos para consumo em casa. 

 

Feiras livres

Também serão mantidas, com as mesmas medidas de segurança e higiene adotadas para as feiras noturas.

Ocorrem de terça-feira a domingo, das 6h às 12h. Todas as bancas disponibilizam álcool gel para feirantes e consumidores. 

 

Mercado Municipal

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, funcionará em horário reduzido, das 7h às 15h, de segunda-feira a sábado. Não funcionará aos domingos.

Os bares e restaurantes que funcionam dentro do mercado foram orientados a não colocar mesas no corredor para evitar aglomeração.

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA A COMUNIDADE

Cultos religiosos

É recomendado que sejam suspensos pela aglomeração de pessoas.

Academias

A orientação das autoridades de Saúde é para que as pessoas façam exercício em casa.

 

Fonte: Prefeitura de Campinas