• Ouça Ao Vivo:

Medidas emergenciais da Sanasa para prejudicados pela pandemia são prorrogadas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta sexta-feira, dia 5 de junho, durante transmissão ao vivo com a presença do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a prorrogação das medidas emergenciais adotadas pela empresa de saneamento para beneficiar a população mais vulnerável e prejudicada economicamente pela pandemia da Covid-19. Estas duas medidas entraram em vigor no dia 30 de março.

Com esse anúncio, a isenção da cobrança da tarifa de água para as famílias de baixa renda que consomem até 10 metros cúbicos (10 mil litros) será estendida por mais dois meses (julho e agosto), beneficiando 90 mil pessoas. 

O cálculo da tarifa pela média consumida no período de março a maio de 2019 também foi estendido até agosto. Esta medida, válida para todos os consumidores residenciais do município, foi definida em função de um possível aumento considerável no consumo desde o início da quarentena. De acordo com o prefeito, a cobrança do excedente consumido será feita futuramente, e os valores poderão ser parcelados conforme a situação econômica de cada família. 

A Sanasa, no entanto, tem feito por mês cerca de mil atendimentos de consumidores que tiveram a fatura com valor acima em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse caso, a empresa está ajustando o faturamento pelo consumo real.