MEC divulga o gabarito oficial do Enem nesta quarta

Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga, nesta quarta-feira (13), os gabaritos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019.  Os participantes poderão conferir as respostas corretas pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem.

A orientação é para que candidatos fiquem atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com as respostas em mãos, ainda não será possível saber a nota final, por que a correção da prova segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ou seja, não há um valor fixo atribuído a cada questão e o desempenho do aluno varia de acordo com o nível de dificuldade das perguntas.

Os resultados individuais e a nota da redação só serão divulgados em janeiro.

De acordo com o Inep, os resultados dos participantes eliminados não serão divulgados, mesmo que eles tenham realizado o testes nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada 60 dias após a divulgação dos resultados.

*Com informações do repórter Vitor Brown