• Ouça Ao Vivo:

Hopital Metropolitano deve começar a atender em setembro

O prefeito Jonas Donizette (PSB) anunciou nesta segunda-feira (20) que o PS (Pronto Socorro) Metropolitano, na Vila Padre Anchieta, deve começar a atender pacientes - com e sem covid-19 - a partir de setembro. De acordo com a Prefeitura, o prédio deve ser entregue em agosto, mas funcionará a partir do mês seguinte.

A proposta, segundo a Administração, é que o hospital seja um centro de urgência e emergência, não dedicado exclusivamente ao novo coronavírus, apesar de ter sido anunciado isso em abril (leia mais aqui). Até o momento, a nova doença já matou 543 pessoas e infectou 13.464.

Essa mudança ocorre porque, segundo Jonas, a expectativa é que a epidemia esteja mais controlada até lá. "Esperamos que a covid-19 esteja mais atenuada, para não ter a necessidade de fazer como na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Mas se houver necessidade (faremos)", disse em live oficial.

De acordo com a Prefeitura, o hospital terá três pisos, sendo o administrativo no térreo, atendimento adulto no 1º e infantil no 2º e substituirá o PA (Pronto Atendimento Anchieta), no mesmo bairro. Ainda segundo Jonas, a entrega do hospital foi antecipada, de dezembro para setembro. "A construção está adiantada e vai ser um equipamento muito importante", disse Jonas.

Segundo o secretário de Saúde Carmino de Souza, o PS ficará numa região de tríplice fronteira, ficando muito próximo cidades de Hortolândia e Sumaré. Por isso, está sendo discutido uma possível colaboração entre as cidades para o funcionamento do hospital.