• Ouça Ao Vivo:

Governo de SP entrega 150 respiradores à Baixada, Campinas e Grande SP para combate à COVID-19

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (8) uma megaoperação para distribuir, simultaneamente, 150 respiradores a municípios da Baixada Santista, Campinas e Grande São Paulo. No total, 18 cidades terão reforço com os equipamentos, para abertura de novos leitos de UTI em serviços de saúde do SUS, com foco na assistência aos pacientes com COVID-19. A entrega será feita nesta semana. 


Do total, serão enviados 35 ventiladores para hospitais estaduais e municipais localizados na Baixada: Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (6); Maternidade Municipal de Peruíbe (6); Hospital Regional de Itanhaém (4); Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá (7); e Hospital Dr. Olavo Horneaux de Moura, em São Vicente (12).  Outros 15 vão para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Campinas, aberto antecipadamente e com perfil revocacionado para auxiliar no enfrentamento à pandemia. 


Na Grande São Paulo, 100 equipamentos têm como destinos serviços como o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos (10) e unidades municipais sob gestão das Prefeituras de Embu das Artes (5), Guarulhos (5), Itapevi (5), Mauá (5), Mogi das Cruzes (10), Osasco (5), Ribeirão Pires (10), Santana do Parnaíba (10), Santo André (15), São Bernardo do Campo (10) e São Caetano do Sul (10). 


A distribuição é técnica e feita para os locais com maior demanda de internações de casos da COVID-19, com estrutura e condição de abertura de novos leitos, permitindo ampliação da rede e da capacidade de atendimento. Novas remessas de respiradores serão entregues no decorrer de junho, permitindo assim um redirecionamento contínuo a outros municípios e hospitais de referência de todo o Estado.