• Ouça Ao Vivo:

Casos de Covid 19 triplicam em Jaguariúna

Balanço epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna mostra que os casos confirmados de Covid-19 no município triplicaram no período de um mês. De 2 de junho até 3 de julho, os casos passaram de 58 para 180 (aumento de 210%). Por outro lado, dos 180 confirmados, um total de 113 (63%) já estão curados. A cidade volta à fase vermelha (com maior restrição) na quarentena do coronavírus, imposta pelo Governo do Estado, a partir desta segunda-feira (6).

O bairro Vargeão lidera, com 13 casos confirmados, seguido por Nova Jaguariúna e Florianópolis (ambos com 12 casos), segundo o balanço da Secretaria de Saúde. Dom Bosco (9), Santa Cruz (8) e Berlim (5) vêm na sequência com maior número de registros da doença (Veja quadro completo abaixo).

A faixa etária com a maior incidência de casos confirmados na cidade é de 30 a 39 anos, com 56 registros. De maio para junho – início do período de flexibilização da quarentena em todo o Estado -, houve um crescimento de 159% no número de casos confirmados em Jaguariúna (de 44 para 114 casos).

As ações de combate ao coronavírus em Jaguariúna começaram em 12 de março, logo após a decretação da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a capacitação de servidores da Saúde. O primeiro decreto da quarentena foi publicado em 23 de março. De lá para cá, várias ações importantes foram implementadas, como a volta do atendimento 24 horas na UPA, intensificação da fiscalização, vacinação contra a gripe no sistema drive-thru e abertura da unidade de campanha, entre outras.